Hoje joga o Leixões-Porto, jogo a contar para a Taça de Portugal. Segundo dizem, uma prova icónica onde todos querem estar presente.
Jogadores, Treinadores e directores afirmam que chegar ao Jamor é um objectivo de carreira.
Calhou nos em sorte o Porto, um rival por natureza. Não que estejamos, neste momento, ao nível deles(tal é a disparidade de grandeza dos dois clubes), mas sim porque Leixões "não rima" com Porto.
Foi assim que eu cresci. Sei que hoje em dia já não é assim, pois os mais novos já conseguem ser Portistas e Leixonenses ao mesmo tempo. Um situação que no meu tempo ERA IMPENSÁVEL.
Vivemos nestes últimos dias uma euforia que não é costume, pois infelizmente temos muitos problemas que não nos fazem sonhar com bons ventos.
Já sei que é o Porto. Já sei que são jogos especiais para muitos. Mas para os mais distraídos, ou para os "desligados", este jogo não é do nosso "campeonato". Não temos, neste momento, equipa para nos batermos com o Porto. Apesar das grandes diferenças entre os dois clubes, que são bastantes, mas já aquelas equipas que íamos para um jogo destes cheios de esperanças, porque dava gosto ver o Leixões a jogar. Mesmo quando estávamos na 2ª B, mas que tínhamos uma equipa que jogávamos contra qualquer outra "olhos nos olhos", sem qualquer tipo de medo. Inclusive chegar a uma final da taça e jogar contra um Sporting, num 4x3x3 e não se notar quem era o da 2ª ou o da 1ª. Velhos tempos esses, e as saudades que tenho.
Neste momento não sinto isso. Inclusive, há jogos que acabam, nós ganhamos, mas saímos do campo tristes, a faltar aquela alegria de outros tempos. Sei que para os jogadores, também não é fácil estar a jogar num clube, onde existem muitos problemas, um clube um pouco ao abandono. Um clube onde todos os dias aparecem dividas. E quando assim é, não é fácil para qualquer profissional exercer a sua actividade. Mas, meus amigos, vocês estão a jogar no Leixões, para 99, 9% dos jogadores, o MAIOR clube por onde vocês vão passar. A maior parte de vocês, não vai conseguir jogar mais acima do Leixões. Podem ir ganhar mais, acredito, mas jogar num clube com maior dimensão !? Esqueçam, vocês não vão chegar lá. Por isso só vos peço que façam aquilo que "meia dúzia de malucos"(eu incluído) fazem todos os jogos, joguem como se não houvesse amanhã. Joguem como se fosse o ultimo jogo das vossas vidas, quer o adversário seja o Porto, o Real Madrid ou o Carcavelinhos. Esse símbolo que vocês trazem ao peito, é um dos poucos que vocês, um dia mais tarde, vão mostrar ao Mundo a dizer que já lá jogaram. Pois é o que acontece a todos os que passam por aqui. Recordam sempre o mítico Leixões. Aqueles adeptos fantásticos. É o que vai ficar para a história. Vocês não têm a noção de quantos jogadores gostariam, e se calhar até com mais qualidade, de estar no vosso lugar meus amigos. E que se calhar dariam o que têm e o que não têm a partir do momento que vestissem essa camisola.
Por isso, o que vos peço, neste e em todos os jogos, sintam o que quer dizer esse emblema, sintam as pessoas que os representam, sintam o calor daqueles que vos acompanham em todos os jogos(mesmo quando vos criticam), sintam o que é jogar no Leixões, sintam o esforço que os pescadores fizeram para que vocês possam ter um campo para jogar. Sintam isso tudo e quando chegar ao fim, vão ter "os mesmos do costume" de pé ao vosso lado, a ir contra tudo e contra todos!!!
Isto sim, é aquilo a que dizemos É O LEIXÕES !!!