Meu Som

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Covilhã 2- Leixões 2

 Hoje desloquei me à Covilhã para ver mais um jogo do melhor Clube do Mundo, o Léixões. Foi um jogo em que demos 45 minutos de avanço ao adversário. Uma 1ª parte fraca, contra uma equipa muito fraca-que é o Covilhã.
 A minha ideia não é muito comparar Horácio Gonçalves com Litos, mas no jogo de hoje com uma 1ª parte fraca o Litos aos 10-15 minutos já tinha jogadores a aquecer e aos 20-25 de certeza que já tinham havido alterações. O que é certo é que não alteramos nada e ao intervalo já estávamos a perder por 2-0, impensável contra uma equipa destas.
 Ao intervalo saiu Florent e André Carvalho(ambos amarelados) e entrou Fausto e Pedro Santos, e de facto assistimos a um Leixões à imagem do que nos tem habituado, mais pressionante, com transições ofensivas mais rápidas, com mais vontade e com mais objetividade. E o que é certo é que reduz para 2-1(através de g.p. marcada por Paulo Tavares), pouco tempo depois o Leixões viu um golo anulado a Weslem(no meu entender mal anulado) e depois por Hernani consegue o empate a 2 bolas. Um Covilhã que a ganhar começou a fazer anti-jogo e que quando se viu com 10 jogadores, por expulsão de Pimenta por acumulação, abdicou por completo de atacar(ou tentar) e que mesmo estando empatado continuou a fazer anti-jogo.
 Num jogo em que a arbitragem prejudicou claramente o Leixões, e que antes do jogo o empate era uma derrota, depois de estar a perder por 2-0 acabou por ser um mal menor.
 De qualquer maneira, em 2 jogos seguidos fora(onde haviam 6 pontos em jogo) tivemos 1 vitória e um empate(4 pontos) o que é muito bom para os nossos objetivos. Quer seja para subir quer seja para a manutenção.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vilanovense 0- Pedras Rubras 0

 EQUIPA: P.Russa, Sol(cap), Oliveira, Baquetas, Esteves, Teixeira, Mário, P.Lopes, Pinto(Arnaldo)(70'), P.Canas, L.Pedro.


 Que excelente espectáculo de futebol se assistiu hoje em Vila Nova de Gaia, creio que posso mesmo afirmar que nem parecia um jogo de Veteranos.
 O Vilanovense é sempre uma equipa forte, uma das equipas que luta pelo 1º lugar, com jogadores de bom nível. Nós, fomos uma verdadeira equipa de futebol, muito solidários, muito compactos e muito objetivos.
 Foi um jogo em que a haver um vencedor só podia ser o Pedras Rubras porque foi a única equipa que criou situações de golo, inclusivé que mandou uma bola ao poste através de Esteves na marcação de um livre à entrada da área. Já na 1ª parte depois de uma excelente jogada pelo lado esquerdo, P.Canas fez um remate "à queima roupa" e o guarda redes da equipa da casa fez uma excelente defesa para canto.
 Foi um jogo com muito pulmão de ambas as equipas, em que o Vilanovense optou sempre por um futebol direto, mas que o Pedras Rubras defendeu muito bem(quando falo defendeu, refiro me a toda a equipa e não só à defesa). O Pedras Rubras tentou em alguns lances jogar de "pé para pé" e a espaços isso foi conseguido mas acho que algumas vezes nos faltou alguma profundidade, mas que fizemos um jogo muito bom em todos os sentidos.
 Em resumo ficou provado que se todos aparecermos seremos uma equipa a ter em conta nesta fase final, basta querermos. Uma palavra também de apreço para os suplentes não utilizados, mas de facto hoje não era um jogo fácil para se fazer substituições dado o ritmo de jogo, mas é só a minha modesta opinião.

Domingos vs Sá Pinto-Será que o Sporting merece !?


 Resolvi colocar aqui este post não por questões clubísticas mas sim por questões futebolísticas. E também porque sou fã dos dois, tanto do Domingos como do Sá Pinto.
 O Sporting contratou o Domingos com a ideia de um projeto para futuro, ora um projeto para futuro não pode ser feito em poucos dias............Num clube onde as mudanças(quer sejam treinadores, jogadores, presidentes, diretores,etc-que eu saiba só o Paulinho ainda não foi trocado, ainda!!!) são uma constante, ter um treinador novo, contratar 18 ou 19 jogadores(além de serem novos o clube, também o são em idade), Presidente novo, Diretores para o futebol novos e tudo o mais não é mesmo nada fácil. Como é que se pode mandar um treinador embora quando o processo está a ser encaminhado. Pois são todos novos no clube, treinador com ideias diferentes, assimilação por parte dos jogadores a novos processos, adaptação ao clube e ao futebol Português. Não se percebe, ainda por cima quando vemos "lá fora" clubes de topo que persistem e insistem nos seus treinadores, quer seja o Manchester, Barcelona, Arsenal, etc., mas enfim o nosso futebol(ou os nossos diretores(?) são assim!!!!
 É o tal problema de terem à frente dos clubes pessoas que de futebol nada percebem, e a gravidade do nosso futebol vem daí.
 Sai o Domingos e entra o Sá Pinto.
 O Sá Pinto foi um jogador que sempre admirei, embora critique algumas atitudes mas é um ser humano e como tal está sujeito a erros. Mas sempre gostei dele pela sua atitude, a sua garra, o "dar sempre tudo que tinha", e isso para mim são qualidades que adoro, aliado à qualidade que também é preciso ter e ele tinha-a. Entretanto fez várias formações ligadas ao desporto e é convidado pelo "seu" clube para Diretor Desportivo, o qual aceitou mas que depois dada a sua maneira de ser se envolveu em confusão com Liedson. Pelo que eu soube Liedson faltou-lhe ao respeito e o Sá Pinto "pumba". Creio que neste caso, embora a violência NUNCA seja solução-mas às vezes tem que ser, a punição(saida do clube) caiu sobre o Sá Pinto no meu entender porque do outro lado estava o "ganha-pão" do Sporting, porque era ele que faturava. Volta como treinador dos sub-19 e faz um excelente trabalho, inclusivé "comendo" colossos Mundiais. E agora é convidado para treinador da equipa sénior, um pouco à pressa, ainda sem experiência para tal, mas que isso não impede de poder vir a fazer um bom trabalho.
 E agora a "minha" conclusão do porquê deste post. é que o Domingos foi criticado de inicio porque não havia resultados, depois começou a ganhar e já era destaque em tudo que falava de futebol, depois voltou a perder e já era o pior treinador do Mundo e foi despedido, inclusivé justificarem que foi por haver conversas com pessoas ligadas ao F.C.Porto(impensavel, pois esteve na Académica, Braga e NUNCA falou com ninguém e agora que estava no Sporting é que ia falar-enfim, sem comentarios). Entra o Sá Pinto, só tem 2 dias para preparar o jogo da taça UEFA(empata 2-2), depois mais 2-3 dias para preparar o jogo com o Paços Ferreira(ganha 1-0), a seguir mais 2-3 dias para preparar a 2ª mão da UEFA(ganha 1-0, e passa a eliminatória). Conclusão, desde que entrou ainda não teve tempo para pôr a equipa a jogar à sua imagem, independentemente de ser melhor ou pior que o Domingos, e já há "gente" a criticar que não há fio de jogo, que perdeu "isto e aquilo", etc.
 Eu pessoalmente gostava que o Sá Pinto tivesse sucesso mas também por outro lado não gostava porque o que se fez ao Domingos não se faz a ninguém, mas é futebol e é por isso que este desporto é bonito........


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Moreirense 0- Leixões 1

 Ontem desloquei mea Moreira de Cónegos para assistir a mais um jogo da minha equipa, o Leixões, e que bom jogo foi. Mas nada do que já não tivesse feito, a diferença foi é que desta vez maracamos-apesar de que podíamos ter marcado mais, tais foram as oportunidades que tivemos.
 Ia com alguma expectativa para ver o 1º jogo depois da mudança da equipa técnica, e para já não vi muitas mudanças(o que também ainda é cedo-embora eu não saiba se elas vão existir, e que tipo de mudanças serão) a não ser a inclusão de Beirão e que gostei de o ver, para 1º jogo. Assisti a um jogo em que só jogou praticamente o Leixões, em que o Moreirense quase nunca se viu e nem parecia que foi uma equipa que investiu para subir e que está a lutar por isso. Ao contrário do Leixões, que não investiu nada(e o que investiu não paga) que continua a ser uma equipa que luta sempre até ao fim, que cria bastantes oportunidades de golo, só que não marca-embora ontem tivesse marcado um golito. Mas podia ter marcado mais pois na 1ª parte Jumisse completamente isolado rematou contra o g.r., na recarga P.Tavares rematou também contra um defesa. Na 2ª parte também algumas oportunidades de Feliciano, Florent, Paulo Tavares, enfim. Mas também se conseguirmos marcar todas as oportunidades que criámos ainda ficamos mais fortes que o Real Madrid. 
 Quero destacar, apesar de toda a equipa ter estado bem, a actuação de Marcelo e de Florent que foram inexcediveis.
 Em resumo, uma vitória mais que merecida da unica equipa que tentou ganhar e continuamos(apesar de não ser o objetivo) na luta pela subida. Contra tudo e contra todos !!!!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Pedras Rubras - Pedroso (jogo treino)


 Neste post, não coloco o resultado(apesar de termos ganho por uma margem grande) nem a constituição da equipa porque neste treino não era esse o objetivo. No meu entender este treino deveria servir para preparar já a equipa para a fase final que aí vem(e que não vai ser nada fácil) mas não sei se foi isso que aconteceu.Mas como sempre vou comentar o que aconteceu na minha maneira de ver.
 Jogando num 4x4x2, que eu acho não ser a melhor forma de jogar para a equipa que temos, não conseguimos jogar-contra uma equipa muito acessivel-sempre em posse de bola e com um tipo de jogo conseguido e coeso. Contínuo a dizer que em termos defensivos temos muitas dificuldades e MUITO derivado de certos jogadores não se convencerem que todos têm que marcar. Não percebo como uma equipa que joga em 4x4x2 e que os médios "laterais" queiram SEMPRE jogar como extremos. Porque ainda hoje(mas já aconteceu em bastante jogos) o Paulo Lopes encostava aos centrais porque tinha que marcar um dos avançados, o Pedro e o Pinto jogavam abertos SEMPRE  a marcar os laterais, os 2 avançados na frente e ficava uma zona muito grande onde só tinhamos o Paulo Canas(que se desgastou bastante e escusadamente) quase sempre para 2 jogadores adversários. E quando o Paulo Canas por vezes saía daquela zona nunca havia compensação e então ficava um buraco de todo o tamanho. Não se consegue ver(e hoje voltou a acontecer) um lateral subir e ser compensado por um médio "lateral". Continua a haver pessoas que não se convencem que têm que ajudar a equipa e primeiro marcar os que estão mais perto da nossa baliza e depois sim, sair para marcações mais avançadas. Depois há pessoas(para não chamar jogadores) que não conseguem cortar linhas de passe, mesmo estando a marcar o seu jogador. E convençam se de uma coisa, se 1 ou 2 jogadores não cumprirem estas coisas básicas no futebol NUNCA conseguiremos  fazer frente a qualquer equipa. Agora vou falar em relação ao que se disse hoje de treinar 1 ou 2 treinos, para mim SERIA MUITO MAIS IMPORTANTE treinar este tipo de situações de jogo do que estarmos preocupados em dar mais treino físico, mas isto é só a minha opinião e por isso é que o blog é meu.........ah ah ah. E só para perceberem o que quero dizer vou citar umas palavras de um jogador que dá tudo em campo e que explica que no futebol nem tudo é correr, e nos veteranos muito menos, que é o Puyol e que diz:  “Cada vez penso mais e corro menos”! Esta frase é da autoria de Carles Puyol, defesa central do Barcelona e da Selecção Espanhola ao jornal El País no dia 10.7.2010" .
 Na 2ª parte houveram muitas alterações e algumas posições trocadas por isso só vou acrescentar o regresso de Tucas e Arnaldo, dois "matadores" e que ainda por cima regressaram a "faturar" o que é muito bom para eles.........e para a equipa.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fim da 1ª Fase-Análise

 Resolvi acrescentar este post para fazer uma retrospetiva do que foi a nossa 1ª fase.
 E de facto, mesmo a nossa série sendo acessivel, não se pode tirar o mérito a tudo aquilo que fizemos. Com tantos jogadores lesionados-Tucas, Arnaldo e Cheta(todos operados ao joelho), Dominique(que muito raramente jogou, Paulo Lopes, Baquetas, Pedro, Coelho e Silva(alguns jogos sem jogar, com algumas lesões), Miguel(que jogou vários jogos lesionado do joelho), Pedro Madureira(que também se lesionou no tornozelo, e que parece que vai ficar alguns jogos sem jogar), David(que também esteve lesionado alguns jogos) e mais alguns jogadores com castigos, Luis Pedro que nem sempre pode vir, e espero que não me tenha esquecido de ninguém-e mesmo assim ainda termos conseguido fazer o que fizemos é porque temos alguma qualidade.
 Ora então cá vai:
-Fomos a equipa com mais pontos (31)
-Fomos a equipa com mais golos marcados (41), mais 9 que o 2º melhor ataque
-Fomos a equipa com maior nº de vitórias (10)
-Fomos a 4ª melhor defesa (14 golos sofridos)-que para quem jogou sempre com centrais adaptados não está mau
 Agora também quero pedir um favor a todos, levem isto mais a sério, compareçam mais aos treinos, cumpram horários(tanto nos treinos como nos jogos) porque além de estarem a desrespeitar quem está à frente dos veteranos também estão a desrespeitar os vossos colegas.
 Devemos tentar faltar o minimo possivel porque vai sempre haver um dia que temos mesmo que faltar, porque não vai dar mesmo. Porque só assim podemos chegar à fase final e fazer uma boa figura porque senão..............já fomos!!!!!!!!!!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Leixões 0- Arouca 2

 Antes de fazer a minha análise ao jogo quero dizer que não consigo perceber alguns adeptos(porque não acredito que sejam sócios) que depois de todas as dificuldades que os nossos profissionais atravessam ainda têm moral(?) para criticar tanto jogadores como treinadores, não percebo.........
 Já não basta sermos poucos e ainda tivemos que ficar privados de alguns jogadores para este jogo, Nuno Silva, Joel, Jumisse e Marcelo. E como tal Litos viu-se obrigado a ter que improvisar.
 Somos uma equipa que não investiu para subir, não pagamos aos jogadores que temos, no mercado de Inverno não fomos buscar um unico jogador, mas mesmo assim estamos à frente de alguns que fizeram esse investimento. E uma dessas equipas é o Arouca e no entanto só nos ganhou porque foi 2 vezes à nossa baliza e marcou 2 golos, nós tivemos 6 ou 7 de golo quase feito e não fizemos nenhum, 2 de Florent, 2 de Diego Mourão, 1 de Fausto, 1 de Weslem e estas são as que me lembro. Por isso mesmo não fazendo um bom jogo criámos oportunidades mais que suficientes para ganhar o jogo, mas como se costuma dizer "quando estamos na merd....toda a gente nos caga em cima" e o que é certo é que a sorte também não quer nada connosco.
 Continuamos a lutar e a ser a MELHOR EQUIPA DO MUNDO !!!!!!!!

Pedras Rubras 2- Castelo da Maia 1

 EQUIPA: P.Russa, Sol(cap.)(P.Costa)(78'), Coelho(Miranda(71'), P.Lopes, Mário, Pedro(Miguel)(65'), David(Carlos)(75'), Pinto, P.Canas, Teixeira, L.Pedro.
 Assistimos a um jogo onde nada se decidia, nós já tínhamos o 1º lugar seguro e o Castelo já não conseguia o apuramento para a fase final. E se calhar por isso foi um jogo morno, um tanto ou quanto confuso e que podíamos ter aproveitado melhor. Mais um jogo com jogadores adaptados, devido à ausência de alguns jogadores, mas que cumpriram à risca. Contra uma equipa que de facto está muito fraca este ano, muito raramente conseguimos fazer jogadas com princípio meio e fim. Com transições ofensivas muito lentas, transições defensivas também a "passo de caracol" e por vezes a deixar o sector mais recuado em igualdade ou em inferiroridade numérica.
 Mas o que é certo é que mesmo assim deu para o prejuízo e que conseguimos mais uma vitória. Com um golo aos  15' por L.Pedro(que já é uma referência atacante para a nossa equipa),e aos 30' sofremos o empate através de uma grande penalidade cometida por P.Lopes(possivelmente devido a alguma inexperiência) mas que em nada mancha a sua actuação pois continua a marcar pontos nos veteranos do Pedras Rubras. Antes do intervalo ainda destaque para P.Russa que numa jogada contra dois adversários conseguiu sair aos pés do condutor da bola e defender o que já todos pensávamos que ia dar golo. Intervalo com empate a um golo.
 O 2º tempo começou praticamente com novo golo de L.Pedro(de cabeça, imagine-se) e que continuou com mais do mesmo e que chegou ao fim com 2-1 para nós e mais uma vitória.
 Temos agora 2 semanas para limar muitas arestas e tentarmos chegar a uma conclusão do que é melhor para nós para podermos fazer uma boa figura na fase final

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Rio Tinto 1- Pedras Rubras 0

 EQUIPA: Pedro Russa, Sol(cap.), Coelho, Oliveira, Esteves, Mário, P.Lopes, P.Canas, Carlos(Miranda)(20'), Teixeira, P.Costa(David)(32').
 Jogo num campo quase de batatas, além de ser pelado estava cheio de areia e muito irregular. Este jogo começou praticamente com o árbitro a deixar passar uma falta grave sobre Oliveira e que na sequência origina um penalti(que só o árbitro viu) e consequente expulsão do Esteves aos 16'. Na marcação da grande penalidade, Pedro(que fez um excelente jogo-provando que não se deixou influenciar pela falta de jogos) defendeu e na recarga o Rio Tinto fez o golo fazendo o 1-0. A partir daqui o Rio Tinto não fez mais nada que se assinalasse. Pois só deu Pedras Rubras, que a concretizar todas as oportunidades que criou saía de Rio Tinto com a maior goleada desta época tal foram os lances falhados. E neste capítulo Teixeira, que na minha opinião fez o melhor jogo desde que chegou a Pedras Rubras mas que no capitulo da finalização esteve em dia não, fez um jogo de muita entrega com muitos lances vistosos de excelente qualidade e que merecia ter saído deste jogo com 3 ou 4 golos na sua conta pessoal. Mas que provou , Teixeira, ser um excelente elemento para a nossa equipa e que como pessoa é alguém acima da média. Ainda na 1ª parte Oliveira(esse jogador frio) na marcação de um livre conseguiu enviar a bola à trave da baliza da equipa da casa. Com a expulsão de Esteves o nosso Mister Jorge fez sair P.Costa para a entrada de David, tentando ajustar mais um pouco a equipa que ficou em inferioridade numérica. E o que é certo é que nunca se notou que estávamos a jogar com menos um jogador. De realçar que P.Canas(mais conhecido por artista) também fez um bom jogo mas que também não conseguiu colocar a bola dentro das redes da equipa adversária.
 Em resumo, olhando às condições do terreno, fizemos um jogo muito bom(na minha opinião) e que só pecou por não termos concretizado as oportunidades que criámos-e que foram bastantes.
Houve faltas de jogadores, não sei se justificadas ou não, mas que é mau para uma equipa que vai em 1º lugar e que luta sempre para ser campeão mas.................enfim, é o que temos........