Resolvi colocar aqui este post não por questões clubísticas mas sim por questões futebolísticas. E também porque sou fã dos dois, tanto do Domingos como do Sá Pinto.
O Sporting contratou o Domingos com a ideia de um projeto para futuro, ora um projeto para futuro não pode ser feito em poucos dias............Num clube onde as mudanças(quer sejam treinadores, jogadores, presidentes, diretores,etc-que eu saiba só o Paulinho ainda não foi trocado, ainda!!!) são uma constante, ter um treinador novo, contratar 18 ou 19 jogadores(além de serem novos o clube, também o são em idade), Presidente novo, Diretores para o futebol novos e tudo o mais não é mesmo nada fácil. Como é que se pode mandar um treinador embora quando o processo está a ser encaminhado. Pois são todos novos no clube, treinador com ideias diferentes, assimilação por parte dos jogadores a novos processos, adaptação ao clube e ao futebol Português. Não se percebe, ainda por cima quando vemos "lá fora" clubes de topo que persistem e insistem nos seus treinadores, quer seja o Manchester, Barcelona, Arsenal, etc., mas enfim o nosso futebol(ou os nossos diretores(?) são assim!!!!
É o tal problema de terem à frente dos clubes pessoas que de futebol nada percebem, e a gravidade do nosso futebol vem daí.
Sai o Domingos e entra o Sá Pinto.
O Sá Pinto foi um jogador que sempre admirei, embora critique algumas atitudes mas é um ser humano e como tal está sujeito a erros. Mas sempre gostei dele pela sua atitude, a sua garra, o "dar sempre tudo que tinha", e isso para mim são qualidades que adoro, aliado à qualidade que também é preciso ter e ele tinha-a. Entretanto fez várias formações ligadas ao desporto e é convidado pelo "seu" clube para Diretor Desportivo, o qual aceitou mas que depois dada a sua maneira de ser se envolveu em confusão com Liedson. Pelo que eu soube Liedson faltou-lhe ao respeito e o Sá Pinto "pumba". Creio que neste caso, embora a violência NUNCA seja solução-mas às vezes tem que ser, a punição(saida do clube) caiu sobre o Sá Pinto no meu entender porque do outro lado estava o "ganha-pão" do Sporting, porque era ele que faturava. Volta como treinador dos sub-19 e faz um excelente trabalho, inclusivé "comendo" colossos Mundiais. E agora é convidado para treinador da equipa sénior, um pouco à pressa, ainda sem experiência para tal, mas que isso não impede de poder vir a fazer um bom trabalho.
E agora a "minha" conclusão do porquê deste post. é que o Domingos foi criticado de inicio porque não havia resultados, depois começou a ganhar e já era destaque em tudo que falava de futebol, depois voltou a perder e já era o pior treinador do Mundo e foi despedido, inclusivé justificarem que foi por haver conversas com pessoas ligadas ao F.C.Porto(impensavel, pois esteve na Académica, Braga e NUNCA falou com ninguém e agora que estava no Sporting é que ia falar-enfim, sem comentarios). Entra o Sá Pinto, só tem 2 dias para preparar o jogo da taça UEFA(empata 2-2), depois mais 2-3 dias para preparar o jogo com o Paços Ferreira(ganha 1-0), a seguir mais 2-3 dias para preparar a 2ª mão da UEFA(ganha 1-0, e passa a eliminatória). Conclusão, desde que entrou ainda não teve tempo para pôr a equipa a jogar à sua imagem, independentemente de ser melhor ou pior que o Domingos, e já há "gente" a criticar que não há fio de jogo, que perdeu "isto e aquilo", etc.
Eu pessoalmente gostava que o Sá Pinto tivesse sucesso mas também por outro lado não gostava porque o que se fez ao Domingos não se faz a ninguém, mas é futebol e é por isso que este desporto é bonito........
Sem comentários:
Enviar um comentário