Meu Som

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Vítor Oliveira- O Verdadeiro Ser Humano

 


Para mim, falar do Mister Vítor Oliveira é muito fácil, e ao mesmo tempo muito complicado.

 Fácil, porque de facto ele era transparente, e então não há qualquer tipo de segredo. Muito complicado, porque ao escrever isto, irei chorar como uma criança.

 Tenho algumas(não tantas quanto gostava) histórias com o Mister. Mas a principal, e a que melhor espelha a humildade deste Senhor, é a que irei contar de seguida.

 Eu aqui há uns anos, escrevi aqui neste meu blog, sobre o Mister VO. A propósito de uma reportagem que eu tinha visto na televisão, e também por várias reportagens que fui vendo ao longo dos anos. E no fim, eu disse que era uma pessoa que eu adorava conhecer, pela sua humildade, pela sua maneira de ser, por ser sempre fiel às suas origens, e por falar como falava "dos seus"(família, Matosinhos, Leixões, amigos, etc). Publiquei, partilhei, e continuei a minha vida normal. Passados uns dias, que já não sei precisar, estou deitado na cama, e por volta das 23h30 toca o meu telemóvel. Achei estranho pela hora, mas atendi, como sempre o faço. "Tou Manel, é o Vítor", e eu ainda meio trengo" que Vítor ?", "o Vítor Oliveira, o treinador". E eu com o coração a sair me pela boca "oh Mister, não se enganou ?", "ah ah ah, não, não me enganei. Tá tudo bem contigo ?" "Sim Mister, tá e consigo ? Precisa de alguma coisa? "e diz ele com aquela voz rouca característica "olha, quando é que vamos almoçar ?" "oh Mister quando você quiser". E ele "então vê lá a tua disponibilidade, e liga me quando quiseres. Ficas aí com o meu numero".

 Passado alguns dias, liguei lhe e lá combinamos o jantar. E a partir daí realizou-se uma das minhas amizades mais bonitas. Não porque era o treinador que só sabia ganhar, mas sim pelo treinador que só sabia ganhar, mas que era um ser humano fantástico. E que se alguém o ouvisse falar, sem o conhecer(o que seria impossível) NUNCA iria adivinhar que aquela pessoa que estava a falar, era o "gajo" que era histórico pelas suas subidas, tal era a sua humildade na maneira como falava. Nunca o ouvi dizer "ah e tal, ganhamos porque eu fiz isto ou aquilo......NUNCA !!!". Até acontecia o contrário, quantas vezes eu "oh Mister grande vitoria(com o Porto, ou Benfica, ou o que fosse). E ele "ah Manel calhou bem, correu bem". Assim como por exemplo, estava ele no Chaves, e empatou em casa com o ultimo, ou penúltimo. Eu liguei lhe "então Mister, tudo bem ? Olhe, empatar em casa com o ultimo !? Que se passou?" e a resposta dele, sempre coerente "oh Manel, é um pontinho. No fim tudo conta". E o que aconteceu no final de época ?...........Subiu o Chaves, claro !!! 

Não vou fugir à verdade, que estar ali ao lado dele, era uma motivo de orgulho enorme, por tudo e mais alguma coisa. Mas acima de tudo pela sua simplicidade. Costumo dizer isto a várias pessoas, ele tanto falava para o Presidente da Republica, como a seguir falava, e fazia a mesma festa, para o simples lixeiro. E isso para mim era um orgulho enorme ter assim um amigo, que tinha tudo a seus pés, mas que se colocava sempre ao lado "desse Mundo" e nunca "por cima". Não fazem ideia, durante um simples jantar com ele, a quantidade de pessoas que vinham ter com ele. Desde o Diretor do Hosp. X, da clinica Y, assim como o simples "guarda do campo"(agora técnico de equipamentos), E a atitude para com eles todos, era exatamente igual. 

 O Mister era do tipo , estava ele a treinar o Portimonense, e o Leixões ia jogar ao algarve, ou contra ele, ou Farense, Olhanense, ligava me "tou Manel, vens cá abaixo ver o Leixões ?" e eu "oh Mister ainda nem combinei nada, mas vou de certeza", "então quando chegares dá me um toque, para irmos jantar". E por vezes, até calhava perto do jogo, e eu "oh Mister, e não há stresse de você ir jantar? Ou se alguém vê ?, e ele com aquela cara cómica "stress !? tás a brincar não tás ?"(e riamos os dois).

 Uma das vezes, estávamos num restaurante em Portimão, de uma amigo dele (para variar)e chegou ao fim, eu e mais um amigo comum, "naaaaa oh Mister agora pagamos nós" e ele com aquele sorriso "deixem tar, já ta pago". Nós chamamos o patrão(o amigo dele) e dissemos, "olhe traga nos a conta porque é a nossa vez de pagar". E antes do homem falar, diz o Vítor "Oh Zé(pois já não me lembra do nome) estes meus amigos são de Matosinhos, e vieram jantar comigo, não têm onde cair mortos mas estão aqui a armar-se que querem pagar". Rimos nos todos, bastante, e não havia hipótese, era ele que mandava, e tinha essa vertente brincalhona que todos nós aceitávamos o que quer que fosse, porque sabíamos que o Vitor podia, pois nada daquilo que dizia era no sentido depreciativo. 

 Outras vezes, era eu que ligava ou mandava mensagem, para nos encontrarmos. E ele, nunca disse que não. Ou era "marca isso" ou então "deixa ver, eu ligo te e marcamos". Fizemos, os Bebés do Mar Supporters, o evento para a Casa do Caminho, e foi logo a primeira pessoa que me veio à cabeça. "Tou Mister, tudo bem ? Precisava de lhe pedir um favor, para ver se podia fazer um video a promover o evento que vamos fazer....bla bla bla" e a resposta era logo na hora "Manel, não te preocupes que eu faço te isso, tá descansado". ELE ERA FABULOSO !!! 

Tive muitas histórias. Adorava ter tido muitas mais.

  Adorava ouvir as histórias dele, quer fosse do futebol, da família, dos amigos(que contou umas poucas do Henrique Calisto, José Manel Teixeira) mas ficávamos ali horas deliciados, só a ouvi-lo.  

 E uma coisa era certinha, pois quase praticamente todas as pessoas que o interpelavam durante os nossos jantares era "como é quando vamos jantar ?", sempre sempre sempre.

 Outra das coisas que nunca falhava, era no inicio ou a meio das nossas conversas, lá vinha a "deixa dele obrigatória", "então Manel, e o nosso Leixões ?" e lá falávamos nós do nosso clube, umas vezes felizes, e outras nem tanto. Mas o Leixões era tema obrigatório.

 É normal, quando alguém morre, os discursos serem todos "ah e tal, era boa pessoa.....". Mas no caso do Vítor, nós ouvíamos varias vezes isto em vida. Pois as opiniões sobre ele eram unanimes. 

 É quase impossível encontrar uma pessoa igual ao Vítor, pela sua maneira de estar na vida, pela sua honestidade, integridade, sem telhados de vidro, coerente.....e podia fazer um post só com as qualidades dele, pois ele tinha bastantes. Mas no futebol muito menos, no futebol ainda menos há. 

 Espero sinceramente que lhe façam umas boas, e merecidas homenagens. Mas eu vou lançar aqui duas, que creio serem possíveis, apesar de as coisas nem sempre serem assim tão fáceis como por vezes achamos. Uma era ter uma rua/avenida em Matosinhos, com o nome dele. A outra era uma das bancadas do Melhor Clube do Mundo, o leixões, ter o nome dele. Não creio que seja algo impossível, apesar de saber que possa não ser uma coisa assim tão fácil.

 Podia dizer muito mais coisas, mas iria me alongar e não iria focar este meus post no ser humano fantástico que era o Mister Vítor Oliveira.

 ATÉ SEMPRE MISTER.............1953-2020 

5 comentários:

  1. Grande companheiro, este jogo que chamam de vida tantas vezes injustada mas também responsável por momentos fantásticos como partilhas te com o Mister V.O.
    A injustiça chegou mas a vida segue ou melhor tem que seguir por isso Sigaaaaaaaa continuar a jogar até o Game over acontecer.
    Forte abraço...

    ResponderEliminar
  2. Tenho a certeza que ele esteja onde estiver.... está super orgulhoso de ti e que te gostaria de agradecer os elogios todos que lhe fazes...
    Nunca conheci a pessoa, mas pareceu-me ser uma pessoa execional...como já se vêem poucas por aí.
    O seu mérito desportivo, é o que sei do Sr. Vítor, mas adorava ver todos os programas dele, é Homem que merece todos os elogios pela pessoa que sempre foi e deveria ter sido ainda mais reconhecido e por pena minha nunca o vi no meu clube...o FCPorto.
    Em teu nome, um eterno abraço e que descanse em paz. Vemo-nos em breve...e se houver campos noutra vida, esperarei conhecer e ser treinado por ele 😉⚽...
    Abraço deste vosso amigo... Luís Mota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, e pelas palavras. De facto ele era um ser humano fantástico. Se era top como Treinador, como ser humano dava 10-0 ao treinador😀

      Eliminar