Meu Som

sábado, 15 de agosto de 2020

À conversa com.........Edmilson

Quem és ?

Edmilson Pimenta, 48 anos.

Clubes onde jogaste ?

Comecei a minha carreira, aqui no Brasil, no futebol de rua. Depois fui como júnior para Ass. Atlética Colatina, da minha cidade, onde joguei depois como profissional. Depois fui para Democrata de Governador Valadares, em Minas Gerais, onde fiz um bom campeonato. E foi aí que surgiram vários clubes. Mas optei pelo Nacional da Madeira, porque era uma carreira na Europa. Depois fiz um excelente campeonato e apareceu o Salgueiros, onde fui o 3º melhor marcador, com 15 golos. Foi onde, antes de acabar o campeonato, fui contratado pelo F.C.Porto, onde fui Bi e Tri-Campeão(do penta, ah ah ah), nas 2 épocas que lá fiquei. Foi quando surgiu o P.S.G., onde assinei 3 anos, mas só fiquei 6 meses, porque surgiram outros clubes. Um dos quais foi o Sporting, onde fiquei cerca de 3 anos e meio. Ano em que o Sporting foi campeão, ao fim de 18 anos(época 1999/2000). Depois fui para o Palmeiras, porque queria jogar no campeonato Brasileiro, mas fiquei um curto período, 6 meses. Depois fiquei um pouco parado, e fui para o Portimonense, 2ª liga. Depois fui para a Noruega, para o Lyn Oslo e a seguir fui para  a Bélgica, atuar no Visè. Depois vim para o Brasil, para o meu clube, onde estou até hoje.

Qual o clube que mais gostaste de representar, independentemente das condições, que te ofereceram ?

O clube que gostei de representar, independente das condições, foi o Salgueiros, pela sua mística. Os adeptos são fantásticos. Até hoje tenho recordações, e excelentes amigos de Vidal Pinheiro. Tive o treinador Mário Reis. O Madureira, o Jorginho.......e até hoje é um clube que sigo e que espero que volte à 1ª liga Portuguesa.

Nos anos que jogaste, o que eleges como o melhor do futebol ?

O melhor do futebol é a amizade que fazemos, os amigos que criámos. De várias nacionalidades. O futebol une as pessoas. Felizmente tenho amigos em todo o Mundo, graças ao futebol.  Nós temos que ganhar dentro das 4 linhas, fora delas fica a amizade, fica "você" como pessoa.

E o pior ?

É você querer ganhar fora das 4 linhas, não ter fair play, "você" ter racismo........isso é que é o pior do futebol. Somos todos seres humanos, independentemente da cor, raça, religião....isso acho o pior do futebol.

Se pudesses, o que mudavas no futebol ?

Alguns empresários, que atrapalham a carreira do jogador. Mas claro, que existem muitos empresários fantásticos Mas tem uns, que têm que ser banidos do futebol, porque não pensam na carreira do jogador, não pensam na família deles, destroem famílias. Então era isso que eu mudava, haver uma lei mais rigorosa, que pudesse banir "essas pessoas" do futebol. Isso era o que eu mudava.

O que achas que o futebol de formação deveria de ter, se é que não tem ?

O que eu acho que deveria ter, era deixar o jogador fazer o que ele gosta, deixar por ele próprio, as capacidades dele. Vejo muito treinadores de formação "podando" o jogador, e aí ele vai se tornar como o futebol está hoje, mecanizado, "toca aqui, vai ali". Então só aí é que aparece um Neymar, um Messi, um Ronaldo, está difícil aparecer esses jogadores, precisamente por isso, por estarem sempre a "podar" o jogador, não o deixar driblar, etc. Por exemplo, eu era um jogador que "ia sempre para cima", podia perder a bola uma, duas, três, quatro, mas na 5ª........eu driblava o "zagueiro" e era golo. Então eu não tinha medo de errar. Como tal "eu vou falando", já saí vaiado das Antas, e já saí aplaudido. Então o futebol tem que se tentar, e na formação eu acho que se deve deixar o jogador mostrar as características dele e o que ele tem de "melhó".

O que deixaste de fazer na vida, por ter sido profissional de futebol ?

Você para ser jogador de futebol, tem que deixar muitas coisas. Você tem que se cuidar da sua vida extra campo. Apesar de eu ser rotulado de jogador da noite, mas eu sabia a hora de fazer, senão os números que eu tive no futebol, não poderia ter, se fosse homem da noite. O jogador de futebol usa o corpo para jogar, por isso tem que cuidar dele, ter uma vida regrada, cuidados na alimentação, se alimentar bem.

Se não tivesses sido jogador de futebol, o que terias sido ?

Se não fosse jogador ia ser contabilista, era o que fazia antes. Gostava muito de fazer, trabalhei com isso vários anos. Eu era técnico de contabilidade e acredito que até hoje estaria, não como técnico, mas já formado.

O que a família te exigiu, por não estares presente, enquanto foste profissional de futebol ?

Em relação à família, eu graças a Deus quando comecei a jogar não tive nenhuma exigência. Só tive a exigência no inicio, quando não sabia se ia dar certo, eu trabalhava e tive que sair do emprego para jogar. E então houve aí uma resistência, e até ponderei se jogava ou trabalhava. E graças a Deus que optei por jogar....(risos)

O que mudavas, se pudesses, na tua vasta carreira ?

Em relação à minha carreira, o que mudava, com certeza a minha ida para França. Fiz um contrato de 3 anos, com o PSG e poderia ter ficado, não tive paciência. O Ricardo Gomes "mi deu" toda a assistência, o Raí, o Leonardo, que eram os brasileiros que estavam no PSG. O próprio Raí demorou ano e meio para se adaptar em França, à lingua, aos costumes, e eu não tive essa paciência. Então se eu pudesse mudar, era talvez cumprir o contrato, que eu tenho a certeza que ia brilhar em França.

Qual o momento alto na tua carreira ?

O momento alto da minha carreira, foram os títulos de Bi, Tri campeão, que até hoje continua, do penta (risos). Lógico, também memorável,  foi a supertaça Cândido Oliveira que nós ganhamos 5-0, na luz. Nunca o Benfica tinha sido goleado em casa, por esses números, inclusive os adeptos do Benfica bateram palmas "prá gentxi". Em resumo, foram todos os títulos que eu ganhei. Até a taça de Portugal no Sporting, o titulo de Campeão no Sporting(1999/2000), depois de 18 anos sem ser campeão, foi memorável também. E a taça da liga, taça de França, foram os momentos altos na minha carreira.

Como vês os empresários, no futebol moderno ?

Como já "txi" falei, tem vários empresários fantásticos, mas tem outros que atrapalham o jogador e esses têm que ser banidos do futebol. Então tem que haver uma lei da FIFA, para que esses possam ser banidos do futebol. Tem varias famílias que estão a ser prejudicadas, por causa disso. 

Quem é para ti, neste momento, o melhor jogador do mundo ?

Para mim é, sem duvida, o Cristiano Ronaldo. É um jogador que dispensa comentários, pela sua atitude, pelo comportamento extra campo, pela sua finalização dentro de campo, pela sua entrega. Então é um jogador, que na minha opinião será este ano, mais uma vez, o melhor jogador do Mundo. Para mim, na atualidade, é o Cristiano Ronaldo. 

E o melhor de todos os tempos ?

O melhor de todos os tempos, sem puxar pelo Brasileiros, é o Pelé. Tive oportunidade de ver vários vídeos, e ele fazia coisas fantásticas, por isso é que era chamado de Rei.

Porque nunca foste treinador de futebol ?

Eu nunca, eu até  "tó querendo" fazer um curso de treinador, mas ainda tenho tempo. Eu vou fazer esse curso ainda. Mas ser treinador, não passa muito pela minha cabeça, é muito difícil ser treinador. É sempre o primeiro que cai(risos).....mas eu vou fazer esse curso, só para ter o curso de treinador.(risos)

Fala me do que estás a fazer, profissionalmente, neste momento ?

No momento estou aqui no meu clube, no Espírito Santo. O clube da minha cidade, onde eu quero trabalhar os jogadores, para dar oportunidades para eles, como eu tive. Para ir para a Europa(Portugal, França....)para dar oportunidades para outros jogadores, para os colocar tanto no mercado Brasileiro, como noutros países.

O que gostavas de estar a fazer, neste momento, no futebol ?

Eu estou "fazendo" o que gostava, neste momento. Que era comandar esse clube, estou aqui na Presidência do meu clube, o Espírito Santo, trabalhando com jogadores e tentando revelar talentos. É isso que eu gosto de fazer, então estou "fazendo" o que gosto.

O que foi para ti, teres me conhecido ?

Ter "txi" conhecido, é fantástico, é o que "tou" falando. São as varias amizades que a "gentxi" faz no futebol, tenho imenso prazer em te conhecer. Em Portugal tenho grandes amigos, vários amigos. Então é uma alegria muito grande "a gente" estar aqui compartilhando estas ideias, e Portugal faz parte da minha vida. Tenho duas filhas lindíssimas que estão ai, em Portugal,  e sempre estou "indo vindo" e em breve estarei aí em Portugal, novamente. Grande abraço amigo.

(Manuel Oliveira): Obrigado "craque" por esta pequena conversa. Foi um prazer te ter conhecido pessoalmente, FUI TEU TREINADOR(uma coisa impensável para qualquer mortal)mas acima de tudo pela tua humildade. Pois apesar de eu ser um "gajo porreiro", podias muito bem falar para mim em "bicos de pés", porque foste quem foste no futebol. Mas não, sempre me respeitaste e agradeço te imenso por isso, e fico contente por seres humilde a esse ponto. Sei que a vida dá muitas voltas, a tua deu umas poucas, mas desde esse dia que te conheci, passaste a ter mais um admirador teu. Alem do admirador desportivo que já era teu(apesar de não teres jogado no Melhor do Mundo- no Leixões), passei a ser teu admirador pessoal, e isso é das coisas que mais valor dou.

Obrigado mais uma vez, e fico à tua espera para jantarmos. Abraço e toda a sorte do Mundo para ti. 



Sem comentários:

Enviar um comentário