Meu Som

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

À conversa com......Vitor Pimenta-Fisioterapeuta/Recuperador

 

Quem és?

 Vitor Pimenta, Fisioterapeuta/Recuperador Físico 47 anos

Qual o teu trajeto como jogador, e como fisioterapeuta?

Como jogador iniciei-me aos 10 anos no Varzim, sendo transferido aos 15 para o S.L.Benfica. Aos 17 fui para o Sporting C.P. onde cumpri meu último ano de júnior. Subi a sénior e joguei no Aguçadoura(1 ano) Anadia(2 anos) na 2ªB, União de Coimbra(1 ano)(2ªB), Avanca(2 anos 3ª Divisão), Santa Clara(meio ano na 2ªB),Cinfães (3ª Divisão),Ermesinde(3 anos-2ºB), Vila Real(3ª divisão) e Pedras Rubras(2 anos- um na 3ª Divisão e um na 2ª B).

Como fisioterapeuta, iniciei-me nas camadas jovens do Varzim, passando para o Gil Vicente na 1ª Divisão, onde estive 8 anos. Fui depois para Rio Ave onde estive 7 anos, 1 na 2ª Liga e 6 na 1 Liga.. Fui depois para Varzim na 2ªB onde estive 2 anos. Saí para o Real Madrid e por fim estive 5 anos no Desp. das Aves onde estive 2 anos na 2 Liga e 3 na 1ª Liga

Como é lidar com os ego dos jogadores? 

É difícil, mas a experiência, ensinou-me a lidar com eles. Perceber a sua parte mental e psicológica logo de inicio é fundamental, para a partir daí sabermos de que forma podemos e devemos lidar com eles, para que eles acreditem e confiem em nós e consigamos tirar o melhor deles. Nos últimos anos tem-se acentuado um aumento muito grande por parte do ego dos jogadores, fruto das novas tecnologias e promoções da imagem individual, mas com maior ou menor dificuldade vamos gerindo as situações.

Chegaste a assinar pelo Real Madrid, como é que o Real Madrid chega a ti?

Sim, no dia 11 de Junho de 2015 assinei pelo Real Madrid.  Tudo teve a ver com as recuperações que fiz ao Fábio Coentrão, que criaram algum impacto no clube, por terem decorrido da melhor forma e que levou os responsáveis do departamento médico do Real a questionarem-se o porquê de ele querer vir sempre cá recuperar. Uma das vezes, o médico principal do clube deslocou-se cá para ver "in loco" a minha forma de trabalhar com o Coentrão. Nessa altura, penso que ficou encantado e convidou-me para em Janeiro de 2015, me deslocar lá uns dias ao Real para estar com eles. Quando lá cheguei e sem eu contar deu-me o Carvajal e o Ilarramendi para tratar. Correu bem e logo nessa altura disse-me para aprender a falar espanhol, o que estranhei. No dia 09 de Junho de 2015, deslocava-me no autocarro do Varzim para Lisboa, para a final de subida de divisão com o Casa Pia e liga-me o médico do Real Madrid, para viajar no dia a seguir para assinar pelo Real Madrid. Recusei porque tinha a final no dia a seguir e não podia abandonar. Não gostou muito, mas disse-lhe que não podia mesmo. Pediu-me para ir assim que pudesse. Viajei no dia 11 de madrugada, nem festejei a subida pelo Varzim e assim foi a minha ida para lá.

O que sentiste quando assinaste pelo Real Madrid? 

Foi o chegar ao cume da montanha. Cheguei ao melhor clube do Mundo. O impacto mediático nos dias seguintes foi monstruoso. Foi o poder trabalhar com os melhores jogadores do Mundo, com as melhores condições do Mundo. Lembro-me que quando saí da reunião, já depois de ter assinado, sentei-me num tijolo de uma obra em frente ao estádio e estive 2 horas a olhar para o estádio e deliciar-me do momento ao telefone com minha mulher e meu pai.(Lembro me perfeitamente, pois mandaste me essa foto e vieram me as lágrimas aos olhos, por ver a tua felicidade-Manuel Oliveira).

E quando tudo se desmoronou? 

Nos primeiros dias foi muito complicado, nomeadamente por causa da inveja que foi criada para comigo e de algumas coisas que foram ditas de mim, que não correspondiam à verdade. Mas o que me custou mais, foi terem-me tirado a possibilidade de ganhar a Liga dos Campeões nesse ano, vencida pelo Real Madrid. Mas graças ao apoio e suporte familiar, meu trabalho diário que continuou a ser feito e ao Desp. das Aves que me deu a mão naquela altura (nomeadamente o Vieira-Diretor Desportivo e o mister Ulisses), foi superado rapidamente e voltei a ser eu.

Qual o clube que melhores condições te deu, e não falo só das monetárias? 

Sem dúvida o Desp. das Aves, porque quando fui contratado deram-me carta branca para estruturar todo o departamento, desde espaço físico, ao pessoal e penso que criei uma estrutura forte, organizada e elogiada por todos.

Quais as lesões mais complicadas no jogador de futebol? 

Todas que implicam paragem e impossibilidade de jogar, são complicadas. No entanto, as que são mais demoradas, que tenham indicação cirúrgica, são sempre mais complicadas pela incerteza que podem causar sobre o retorno à competição, nas melhores condições. E aqui incluo 2 importantes: rotura do tendão de Aquiles e rotura do ligamento cruzado anterior.

O que achas que devia ser feito para se prevenirem grande parte das lesões? 

Neste momento já se trabalha e muito bem nesse aspeto, da prevenção. E felizmente, a taxa de lesão tem diminuído muito no futebol. Contudo há situações impossíveis de controlar, como as traumáticas. Mas a intensidade, a exigência física do futebol atual, e a carga psicológica associadas aos treinos e jogos, leva a que seja obrigatório o papel da prevenção. Quando falo da prevenção, não falo só do trabalho em campo e ginásio. Neste momento a recuperação e a vida extra-futebol, o descanso e sono, o conhecimento do próprio corpo, a estabilidade emocional fazem parte da prevenção. Todos estes itens, são meio caminho andado para o sucesso de uma carreira desportiva

O que vais fazer esta época, 2020/21? 

Neste momento assumi o papel de fisioterapeuta do Varzim S.C, onde regressei após sair para Madrid para coordenar o departamento médico e criar uma estrutura forte capaz de dar resposta as necessidades atuais do futebol. Tenho a minha clinica de fisioterapia, com 18 anos de existência e com uma equipa de trabalho fantástica, que está a projetar a clínica para um patamar de excelência. Estou a tirar o mestrado em alto rendimento para fisioterapeutas em Barcelona, e vou dar aulas na Universidade Lusófona. Para além disso sou pai e marido.

Que conclusões tiras, nestes anos todos de futebol?

Que tenho a vida que sempre quis e que atingi tudo aquilo que me propus, até ao momento. Existem outras coisas para conquistar ainda, mas todos os objetivos a que me fui propondo, foram conquistados. Sou Feliz!

Momento alto da tua carreira? 

A conquista da Taça de Portugal, sonho de menino. Quem me conhece sabe que sempre disse que o meu sonho era um dia estar presente no Estádio do Jamor como participante da final da Taça, cantar o hino nacional e se fosse possível conquistá-la. Sempre disse isso. Já o consegui. A par disso todas as subidas que já tive, nas equipas onde passei.

E o menos bom? 

Sem dúvida, esta época desportiva que terminou(2019/20), por tudo que passámos.

Se tivesses esse poder, o que mudavas no futebol Português? Tenho a minha ideia, mas vou me abster de dizer porque iria ferir susceptilidades

O que é o melhor, que o futebol tem? 

A bola. É linda, não chora, não tem sentimentos, não se queixa e todos a querem.

E o pior, se é que podes dizer? 

Abstenho-me também.

Sei que já tiveste convites para fora do País, porque nunca foste ? 

Uns porque não eram atrativos. Outros, porque não houve acordo.

O que te falta realizar, no futebol? 

Chegar aos 700 jogos na 1ª Liga.

Quantos tens neste momento ?

659

O que a tua família “te cobrou” por os “trocares” pelo futebol?

A falta de tempo e atenção para com eles. Perdi o crescimento de 2, dos meus 3 filhos. E isso, não volta para trás. A minha mulher, foi mãe e pai de meus filhos. Mas tudo foi feito sempre com consciência e tive sempre o apoio deles.

O que mais te arrependes de ter feito, ou não teres feito, no futebol? 

Não me arrependo de nada, apenas acho que muitas vezes dei muito de mim, a determinadas causas, que eram perdidas e desgastei a minha imagem nalgumas situações.

O que foi para ti, teres me conhecido? 

Uma frase responde a isso: OBRIGADO POR SERES MEU AMIGO!!!(essa frase tem direitos de autor-Manuel Oliveira)

(Manuel Oliveira): Obrigado amigo, por me concederes este tempinho, pois sei que andas sempre a mil.Que tenhas toda a sorte do Mundo, e eu aqui a assistir a todo o teu sucesso, pois ainda tens muitas coisas a conquistar. Já o provaste, mas vais continuar a fazê-lo, e a dar algumas "bofetadas", pois infelizmente neste Mundo, temos mais quem nos queira mal do que bem.

Abraço


 


Sem comentários:

Enviar um comentário