Começo por dizer que sempre, mas sempre, tive o orgulho de dizer que sou Português. Não sou daqueles que por tudo e por nada dizem mal de Portugal, e os outros é que são bons-mas nunca saem daqui.
Ontem ainda mais porque não é fácil jogar contra os melhores da Europa e do Mundo(no que diz respeito ao futebol) e fazer o figurão que Portugal fez. Com os blocos bastante subidos, a pressionar alto, não deixando quase nunca a Espanha fazer o seu tipo de jogo(que quer se goste, quer não, jogam muito e dá muito trabalho jogar assim-só estando ao alcance de muito poucos). Muito raramente(ou quase nunca), nos 90', a Espanha conseguiu fazer o seu jogo pois tinha sempre um Português a "incomodar". E quando tínhamos a bola conseguimos criar algumas situações perigosas, mas que não demos o melhor seguimento. E a meu ver a haver um vencedor só podia ser Portugal.
No prolongamento(e com a entrada de Fabregas, Navas e Pedro) creio que a Espanha voltou mais ao que é o seu tipo de jogo e nós tivemos mais dificuldades em ter a bola e de os conseguir "parar". Chegaram os penalties e nós.......morremos, mas de cabeça erguida!!!
Na minha opinião o destaque vai para Paulo Bento!!!
Conseguiu pegar numa equipa que estava quase arredada do apuramento, e conseguiu apurar a nossa seleção. Levantou a moral dos jogadores e conseguiu uma grande união entre eles. Chega ao Europeu, e depois de calhar no pior grupo, conseguiu apurar a nossa seleção(mesmo depois de os apelidarem de palhaços e circos, etc). Chega aos quartos de final e elimina a Rép. Checa sem qualquer margem de dúvidas. Na meia final, encontra pela frente a Espanha(atual Campeão da Europa e Mundial) e faz o jogão que fez(que muitas poucas equipas, para não dizer nenhumas, o conseguiria fazer), mas não tem a sorte do jogo e é eliminada injustamente.
Por isso acho que, além da qualidade dos jogadores, o mérito é de Paulo Bento por conseguir tudo isto quando muitos ilustres diziam que não era possivel.
Esperemos que continue o bom trabalho e que consiga o apuramento para o Mundial do Brasil.
Concordo plenamente com tudo o que disseste...e eu era um dos cepticos em relação ao desempenho de Portugal no Europeu.
ResponderEliminarApesar de algumas exibições fabulosas (João Moutinho, Fábio Coentrão, Pepe, etc...) o grande mérito de unir o grupo é de facto do Paulo Bento, que contra muitas opiniões desfavoráveis, dos "expert" na matéria (mas que nunca fizeram nada de bom, bem pelo contrário...), conseguiu levantar a moral dos jogadores.
Espero optimista pelo apuramento para o mundial.
Já agora podiamos tentar arranjar um torneio para Junho de 2014 no Brasil!!! Fica o desafio...
Acho que a cronica do nosso Bloguista está muito correcta, mas deixem-me acrescentar algumas "farpas" ao nosso percurso relativamente ao EURO 2012.
ResponderEliminarNão nos podemos esquecer que depois daquele "fabuloso" mundial de 2010 e do principio comprometedor da fase de qualificação, O Paulo Bento foi a segunda escolha, mas ainda bem que o foi, pois assim consegui-se comprovar que existem mais do que o Zé Mourinho, e já agora, Fernando Santos; Jesualdo Ferreira; Peseiro; Carlos Carvalhal; Paulo Sérgio; Paulo Sousa e ETC...., com isto quero dizer que na nossa insignificante "grandeza", sim porque não nos podemos esquecer, como diz a publicidade, somos um pais de dimensões reduzidas e somente com dez milhões de possibilidades de escolha, o que torna tudo muito mais difícil, mas no entanto , ainda mais glorificante.
Senão vejamos, um país como a Espanha, cinco vezes maior que portugal em dimensão terrena e quatro vezes mais de habitantes, somente, sim, digo, somente em 2008 é que foi campeã de futebol, primeiro da Europa e depois do mundo, a França é a mesma coisa, a Alemanha idem; a Itália idem.
Portanto, nós até fomos muito longe, ainda para mais inseridos no chamado grupo da morte, mas é claro que todos queríamos mais, é salutar, mas será que era realista?! Acho que sim somente pela força; coragem; carácter; sacrifício de todo o grupo que compôs a comitiva portuguesa. Até que enfim que a maioria dos lugares da FPF está entregue aos "homens do futebol", que signifique que sabem mais, mas pela simples razão de que é aquele o lugar deles.
Relativamente ao Paulo Bento, devo dizer que a minha admiração por ele tem vindo a aumentar, desconfiava se ele era o homem certo, agora digo que sim, digo mais, é de renovar com ele para além do mundial de 2014, temos de deixar de pensar curto e mal, não é em ciclos de 2 ou mesmo 4 anos que se vai conseguir criar uma identidade, pois existem muitas condicionantes que se alteram de ano para ano e por isso, só um trabalho continuado é que pode gerar resultados positivos.
Continuando, o Paulo Bento foi o Seleccionador mais novo nesta fase final, nunca tinha sido Seleccionador, claro que existem sempre pontos que poderiam ter corrido melhor, mas francamente, foi tudo muito bom, nós é que gostamos de nos rebaixar e dizer mal do que é PORTUGUÊS, então ontem mesmo na meia final o "supra sumo" do demente do DEL BOSQUE não errou mais do que o Paulo Bento, entrou com um avançado centro sem rotinas - NEGREDO - desgraçado, andou perdido e saiu ainda mais perdido, pois ele próprio não sabe por onde andou na primeira parte. Depois tira o NEGREDO, coloca o FABREGAS,depois coloca o NAVAS, mas já lã não estava o ponta de lança para finalizar e por último, já totalmente cagado, mas com um potencial no banco dos suplentes que dava para fazer uma outra selecção que lutaria para o titulo, lá meteu o PEDRO, e tudo isso sem resultados positivos. Só este "Senhor", errou mais ontem do que o PAULO BENTO em todos os jogos que leva à frente da nossa selecção.
Só faço um reparo ao jogo de ontem, ou antes às grandes penalidades, o Ronaldo deveria, na minha opinião ser o primeiro a marcar, pois se é ele o escolhido para durante o jogo marcar, deveria ser ele o primeiro pois dava confiança e mostrava liderança para os outros que se seguiam.
PERDEMOS mas saímos de confiança reforçada, com a honra imaculada e com o nosso carácter reforçado. SOMOS UM GRANDE PAÍS, TEMOS EXCELENTES JOGADORES E TEMOS UMA SELECÇÃO MAGNIFICA. VIVA PORTUGAL
Oliveira grande analize concordo plenamente em tudo que escreveste
ResponderEliminarBoas amigos deste blog...
ResponderEliminarA análise do nosso amigo Oliveira não tiro uma virgula da crónica que escreveu como a do Baquetas e para colmatar um excelente comentário de outro nosso e grande amigo Marques por isso e por irem ao encontro da minha opinião um bem haja muito forte para voçes os três.
Começando bem pelo o começo do apuramento quando este treinador assumiu, as probablidades de Portugal se apurarem jé eram poucas mas conseguiu levantar o moral aos meninos e fomos apurados, quanto a este Europeu 2012 tenho plena consciência e é a minha opinião que fizemos um grande Europeu dignos da nossa bandeira, sou muito patriota no tal País tão pequenino que comparado com outros é um pequeno GRANDE País, o que mais me faz confusão é termos algumas ligas Europeis,4 bolas de ouro e todos os anos há sempre um ou dois clubes que chega a uma fase final de uma liga Europeia, ora bolas, amigos!!! o que é que é preciso mais fazer??? Os outros países acham que são sempre melhores e ainda por cima deste nosso País bem pequenino temos gente que torcem para que tudo corra mal à nossa seleção só para criticarem e atacarem os jogadores, treinadores,dirigentes,convocatórias, apetece-me dizer bem alto. Ó PÁ, SE NÃO TÁS BEM AQUI EM PORTUGAL POÊ-TE ANDAR PARA O PAÍS QUE GOSTAS!!!Enfim mentalidades bem pequeninas...Contra a Espanha, os ditos nossos hermanos "que é uma tanga" foram supreendidos pela forma de jogar e pela grande qualidade de jogadores que não deram chance a todos aqueles craques" que o são" mas Portugal jogou para ganhar, tenho essa convicção, tanto é que o "Bosque" aflito começou bem cedo a fazer as substituições porque aquilo não tava a dar, ok sobrou para eles nos penáltis há que estar orgulhoso e cumprimentar os Espanhois e esperar pela final que na minha opinião gostaria que ganhasse a Itália.
Melhores jogadores Portugueses neste torneio Pepe, Fábio Coentrão,João Moutinho e CR7, quanto ao CR7 era muito mau e de grande injustiça ele não voltar a ser novamente Bola de Ouro, criticas,nomes feios,muita pressão,odiado para mim simplesmente INVEJA E MUITA MAS MESMO MUITA DÔR DE COTOVELO.
Parabens por este Europeu e felicitar todos aqueles que participaram no torneio e por aqueles que sempre torceram por PORTUGAL,VIVA PORTUGAL...