Decidi colocar este post no blog para que alguém me explique que política é esta que o leixões opta por fazer em que deixa fugir os seus ativos SEMPRE a custo zero ?
Já aconteceu com o Ruben, com o Bura(que não servia para o leixões e mal saiu foi para o Porto-e alguém ganhou dinheiro, que não o leixões), com outros para trás e agora com o Tiago Cintra. É certo que arrisco fazer este post sem saber o que se passa ou passou com o Tiago, se se portava mal, se não se aplicava, se não tinha vida regrada, se não tinha cuidados com a alimentação, etc. Mas o que me aflige a mim é que uma equipa como o leixões, que tem "falta de ar" em termos monetários e que pelos vistos não os consegue resolver, teria que ter uma política pedagógica para nestes casos tentar rentabilizar o jogador e depois sim "despachá-lo"(se era essa a vontade) mas com algum encaixe monetário. Porque um jogador formado aqui e no Porto, depois é emprestado ao Amarante, regressa ao leixões, começa a jogar quando o leixões foi ao dragão e o Tiago fez um jogo enorme, a seguir vai à seleção sub-21, depois ainda fez uns jogos "bonitos" mas começou a cair de produção e nunca mais se viu. Ora nesta altura em que brilhava, incluindo ida à seleção que é uma boa montra, não devia de haver da parte da direção alguém que o canalizasse(se é que era esse o caso) para o bom caminho de profissional para que o leixões pudesse ganhar dinheiro com isso !? Enfim...........não percebo!!!!
Tenho pena porque acho que é um jogador com bastante talento, muita qualidade, mas que por algum motivo não consegue pôr essa qualidade em campo.
Boa sorte Tiago Cintra
Este site destina-se essencialmente a falar de futebol. Quer seja dos Veteranos do Pedras Rubras, quer seja do Leixões, da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo, etc. isto tudo com a vantagem de poder ao mesmo ouvir boa musica
Meu Som
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
sábado, 28 de janeiro de 2012
Pedras Rubras 8- Rechousa 2
EQUIPA: Nando(Pedro)(73'), Coelho(Miranda)(20'), Oliveira, P.Lopes, Esteves, Miguel(P.Costa)(73'), Mário, P.Canas(Pedro)(73'), Pinto(Carlos)(73'), Teixeira, L.Pedro
Depois de virmos de 2 derrotas seguidas, a nossa massa associativa(ah ah ah), exigia a vitória. E nós fizemos lhes a vontade.
Agora a sério, na minha opinião acho que este jogo ia servir para voltarmos às vitórias(porque o adversário era de fraca qualidade) e também às boas exibições. E por várias vezes isso foi conseguido, boas trocas de bola, jogadas bonitas de se ver, inclusivé algumas ao primeiro toque(embora ainda haja jogadores que têm sempre que dar 2-3 toques a mais do que é preciso) e finalizadas em golo. Embora eu continue a dizer que ainda existe pessoal que não se lembra que quando não temos posse de bola tem que marcar o "seu" jogador e se não os chamarmos eles não acompanham o jogador adversário, e por isso é que quando "apanhamos" equipas com mais qualidade temos dificuldade em os controlar porque como têm jogadores soltos conseguem sempre linhas de passe para fazer o seu jogo. Não vou comentar as histórias dos golos, só dizer que ao intervalo venciamos por 4-1 e que os 2 golos marcados pelo adversário foram bastante consentidos pelo nosso Keeper Nando que hoje estava em dia não.
Quero também destacar um jogador, embora não o costume fazer, o Mário porque é um jogador que nunca joga na mesma posição mas que tenta sempre dar o seu melhor e hoje esteve em bom nível, principalmente em alguns passes que deu golo, marcando inclusivé um também. O adversário nunca nos criou perigo, umas vezes por falta de qualidade outras porque nós não deixamos.
Os nossos golos foram marcados por Luís Pedro(20'), Pinto (22'), Teixeira (30'), Luís Pedro(39'), Rechousa PB (48'), Teixeira (50'), Teixeira (53'), Mário (83'), os do Rechousa aos (12') e (65').
Quero agradecer, pois tenho me esquecido, ao Serafim por me facultar os dados do jogo para eu poder colocar aqui, desde números dos jogadores, minutos de substituição, minutos de golo, etc.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Zé Antonio-Um Exemplo de Vida
Começo por dizer que quando me lembrei fazer este post fiquei bastante reticente por poder às vezes ser mal interpretado ou dizer alguma coisa que magoe o meu amigo Zé António. Mas creio que isso não vai acontecer porque a minha ideia ao fazer isto é só para que o Zé António sinta que ainda há amigos que se lembram dele e principalmente para recordar coisas que ele viveu em termos desportivos, tanto em campo como no balneário-sim, esse sítio onde se vivem coisas que só quem passa por lá é que sabe.
Eu conheço o Zé desde o tempo da escola Industrial, porque eu estava a fazer 2 disciplinas atrasadas e tinha bastante tempo disponível, e como tal ia para as escadas em frente ao campo de futebol ver os "miúdos" jogar à bola e lembro-me perfeitamente de o ver a disputar sempre aqueles lances com toda a aplicação como fosse um jogo oficial. Mal eu sabia que mais tarde ia "acompanhá-lo" todos os fins de semana ao ver o meu Leixões jogar. E as alegrias que ele, e os colegas de equipa, me deram(a mim e a milhares de leixonenses). Chegando a patamares que não estavam no meu horizonte, desde final da taça até à taça UEFA.
Depois infelizmente o azar bateu-lhe à porta quando contraiu a doença de Esclerose Lateral Amiotrófica-que é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurónios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada.
Quase 10% dos casos desta doença degenerativa tem um carácter genético, mas na maioria dos casos não se conhece a sua causa.
Mas a ideia deste post não é falar da doença mas sim do Zé. E aqui ficam algumas "histórias" contadas por amigos comuns e que partilharam o balneário com ele.
Casqueira:"Como o Zé António se tornou defesa direito"
"Tínhamos entre os 13/14 anos era eu e o Zé os Guarda redes dos iniciados do Leixões, sim ele era guarda redes se calhar pouca gente sabe disso!!Num treino normal no nosso "velhinho" MARACANA estamos todos a chutar para a baliza era eu uma vez era outra ele e trocávamos varias vezes, só que num momento infeliz ele estava na baliza quando alguém chuta para ele defender foi quando lhe parou completamente o relógio e ele faz uma "bicicleta" tipo Higuita para defender a bola já não me lembro se ele defendeu sei que quando ele caiu no chão partiu o braço(pulso), isto era normal na época fazer pois vinha a moda do higuita só que calhou-lhe mal, pois ele depois não pode ser mais guarda redes dai optando ser defesa direito!!acho que até foi bom para os 2!!!hihihii para mim pois acho que deixava de ter concorrência e para ele pois viu-se que foi um grande defesa direito!!!!"
Nuno Silva: "O Zé foi dos jogadores mais profissionais que apanhei, um exemplo de trabalho para todos, era incapaz de treinar a 50%, com ele era sempre no máximo...além de ser um excelente jogador era um jogador divertido no balneário, sempre com brincadeiras e bem disposto...tive o prazer de partilhar o balneário com ele e equipava ao lado dele...também tínhamos um excelente ambiente de equipa e isso ajudava muito...conquistamos muitas coisas importantes nessa altura...uma altura em que havia muita gente a ver os nossos jogos e jogávamos um futebol de muita qualidade...final da taça...taça UEFA...jogos memoráveis para nós...fora de campo era igual...sempre a sorrir...com um espírito de optimismo fantástico...lembro me de um Carnaval em que nos mascaramos de mulher!! isto não era para tornar publico!!! hehe...eu, ele e mais alguns jogadores dessa equipa fantástica...foi em minha casa e acabou no la movida...hehe...alguns 7 ou 8 jogadores mascarados...para tu veres o espirro dele...sempre pronto para tudo....tenho muita pena pelo que lhe aconteceu numa altura tão boa profissionalmente para ele...ainda tinha muito para dar ao futebol...
Espero que te ajude no teu blog algumas destas coisas...há tanto para dizer dele...era das melhores pessoas que encontrei neste mundo...boa pessoa mesmo...sem maldade nenhuma..."
Nené: "É muito fácil e ao mesmo tempo muito muito muito difícil para mim falar do "Zé" , da relação profissional e pessoal que construímos ao longo de tantos anos.Jogamos juntos na formação do Leixões, jogamos juntos nos seniores do Leixões e do D.Aves por isso imagina as histórias vividas, partilhadas dentro e fora do campo. O Zé é o meu "irmão profissional"! .Recordo-me das vezes em que dividimos o mesmo quarto em estágios, recordo-me de todas as viagens que fizemos juntos diariamente a caminho dos treinos (D.Aves). São... situações/experiências/vida, que estão "fechadas" , "guardadas", "adormecidas" consciente e inconscientemente no meu pensamento.
Partilho...
Lembro-me do dia em que o Pedrinho (filho mais velho do Zé) nasceu e eu disse ... amigo vou marcar um golo para teu filho, para festejarmos o seu nascimento e... não é que me enganei e marquei mesmo!!! kkk Jogo Joane x Leixões II Divisão. Para não variar como eu já jogava "preso por arames" naquela altura, marquei e saí lesionado ainda na 1ª parte.
Recordo-me do estágio em Belasica (Macedónia)... Chegamos "mortos" ao quarto depois daquela longa viagem e do treino. Entramos no quarto, deitamos sobre a cama de fato de treino e ... dormimos!! Nem demos pela entrada do Castro e do Afonso no nosso quarto com a ceia.
Lembro-me de um Maia x D.Aves na época em que subimos à I Liga pelo Aves. Ganhamos 0x1 , éramos treinamos pelo prof.Neca. Que jogo (defensivo) fizemos!! O Zé tirou duas bolas em cima da linha de golo de forma acrobática (só ele conseguia) já com os adeptos adversários a gritar golo (que desesperados ficaram kkkk)
Lembro-me de uma defesa do Leixões SC constituída por: Zé António, Justiniano, Marco Aleixo e Nené (saudades...)
Recordo tantas alegrias e algumas tristezas vividas , partilhadas intensamente com o Zé."
Eduardo: "olá boas...em relação ao zé António eu tenho mts historias com ele até pk todos os dias convivia com ele quer no clube quer fora do clube já k sempre foi dos jogadores k mais amizade ganhei no Leixões..cheguei a passar ferias com ele dois anos seguidos e por isso teria mt k contar...não tenho assim nenhuma historia em especial apenas vou contar esta e realmente aquilo k mais saudades tenho desses bons momentos com ele; nós todas as sextas feiras eu o zé António o barros e o maia a seguir ao treino da manha íamos sempre almoçar todos juntos onde passávamos horas ás vezes na conversa durante o almoço..a seguir ao almoço normalmente íamos para casa do zé onde passávamos a tarde toda a jogar ás cartas com alguma azia para quem perdia a jogar mas sempre num tom de brincadeira..comíamos e bebíamos durante a tarde e quando dávamos por ela mts vezes já eram horas de jantar e nós ali ainda a jogar ás cartas sempre com boa disposição....qualquer um dos 4 lembra se bem destes bons momentos k passamos com o zé...é importante haver estas iniciativas pk o zé merece tudo isto pk é um grande homem...grande abraço para ti e para a família leixonense pk tive um enorme prazer em jogar nesse clube...."
Pedras: "Uma historia com o Zé,
Num Carnaval que o ponto de encontro era em casa do Nuno Silva, combinamos que todas as mulheres se vestiam de vampiras, e nós Homens de Mulheres (estávamos todas lindas ). Só faltava chegar a casa o Zé António e a Mónica. Passado um tempo, tocam à campainha e quem foi abrir a porta fui eu. Eram duas pessoas mascaradas: uma vestida de Homem e outra de Mulher velha (com uma camisa preta, branca verde aos quadrados, de meias escuras, com uns sapatos de salto alto pretos(mesmo muito feios) e de guarda-chuva). Eles queriam entrar e eu a perguntar quem era e eles não respondiam. Conclusão, não os estava a deixar entrar porque não sabia quem eram. Nisto, a "velha" salta para o meu colo e começa a beijar e a falar ao ouvido ( só aí soube quem era). Apanhei um susto desgraçado, mas ainda hoje em todos os carnavais me lembro desse em particular por causa do Zé"
Sérgio: "já respondi ao irmão do zé, sempre diponivel para ajudar o meu enorme amigo zé, abraço para vocês todos
historias não me lembro muito mas do zé só posso dizer que era um exemplo para todos os colegas dentro e fora do campo, encarnava mesmo o que era o espírito da alma leixonense, dos melhores amigos de uma longa carreira no mundo do futebol ele é um grande CAMPEÃO abraço ao ZÉ"
Humberto(irmão do Zé): "Eu podia contar imensas histórias vividas com esse grd jogador e grd homem que é o meu irmão Zé António, mas prefiro contar uma curta e que é mais ou menos recente!!
Refiro-me ao ano em que o Leixões subiu à segunda liga, com uma fantástica equipa, e no jogo da subida em casa, não me recordo contra quem, houve invasão de campo como é natural, e foi uma confusão danada, eu entrei em campo calmamente para me dirigir ao meu irmão pois era ele o CAPITÃO dessa equipa, e sei o quanto essa subida significou para ele, e só queria lhe dar os parabéns por tal feito!
Quando cheguei à beira dele ele já só estava em camisola interior e cuecas, com a braçadeira na mão no meio de uma confusão de gente, e eu agarrei a braçadeira e ele começou a gritar, “isto não, isto não, a braçadeira é para o meu irmão”!!! Ele não tinha visto que era eu, mas com estas palavras mais uma vez se comprovou o amor que une dois irmãos, pois ele deu-me aquilo que mais orgulho lhe dava usar nesse grande clube, e ainda hoje guardo a braçadeira juntamente com uma camisola dele dessa época com todo o carinho!!!
O que posso dizer mais do meu irmão, é que foi sempre um profissional excelente a todos os níveis e um grd homem, que infelizmente teve um azar na vida, mas ainda hoje dá mostras de toda a força que sempre teve, pois vive todos os dias com uma Alegria do tamanho do mundo independentemente de ter deixado de fazer uma das coisas que mais gostava por motivos de saúde.
Para terminar, só uma nota, eu sei que já foi feito um jogo no estádio do Mar de “homenagem” ao meu irmão, mas acho que na altura não foi organizado da melhor maneira, e gostaria de pedir a todos os que jogaram com ele que ainda se mantêm no activo, e mesmo amigos que o conhecem e jogam ou jogaram futebol, que tentem um novo jogo, mas desta vez uma coisa mais organizada, onde realmente possamos (desta vez espero jogar nem que seja 5 minutinhos) prestar o devido tributo a este grd PROFISSIONAL."
Carlos Carvalhal: "O Zé António e um exemplo de preserveranca, de querer e determinação. Quando José Manuel Teixeira me convidou para treinador do Grande Leixões, o clube estava em profunda crise económica! O estado lastimável dos troféus deste histórico clube representavam o Leixões da época... Desde o primeiro minuto concordamos que fazer renascer o Leixões passaria por fazer voltar os seus Bebes... Zé António encabeçou a lista de jogadores a voltar a casa, jogava então no Desportivo das Aves com Nené, Abílio e salvo erro Marco Aleixo.
Grande Zé António... Forte personalidade, jogador de equipa, sempre muito positivo e acima de tudo... Bebe do Leixões, com tudo o que isso representa como garantia de qualidade futebolistica.
Companheiro de grandes jogos, onde rimos e choramos juntos.
Amigo Zé António, lembraste de certeza, assim como todos os teus colegas das minhas palavras na final da taça... "daqui a cem anos, vão falar desta equipa! Porque uma equipa do 3 escalão foi pela primeira vez disputar esta final... " Zé, para todo o sempre o teu nome esta gravado a letras de ouro na historia do futebol Português e no clube do teu coração... LSC
A riqueza desse acontecimento para mim, esta no prazer de poder ter convivido com excelentes profissionais e pessoas, onde de uma forma marcante esta o meu amigo Zé.
Abraço, Carlos Carvalhal"
Depois destas "histórias" todas-em que a contada pelo Humberto me fez vir as lágrimas aos olhos, porque também tenho uma ligação enorme com o meu irmão-quero agradecer do fundo do coração a este pessoal, que eu tenho orgulho em serem meus amigos(uns mais chegados outros menos) que me fartei de aplaudi-los e ainda aplaudo, por terem aceite o meu pedido e contribuir para este post que eu fiz com MUITO ORGULHO(mesmo não sendo nenhum jornalista nem nada que se pareça) e que é uma maneira também de eu retribuir um pouco de alegria ao Zé depois de ele já me ter feito sentir bastantes alegrias também quando era jogador do Leixões. Fico um pouco triste de ter havido alguns que eu conheço e que nem responderam mas.............é porque não puderam.
Zé tudo de bom para ti e só tenho pena de não ter poder, nem conhecimentos para poder realizar o tal jogo que tu merecias, mas também não podemos ter tudo. E também se precisares de algo que esteja ao meu alcance estás à vontade.
FORÇA, tu que fostes um exemplo dentro de campo, e que pelos vistos continuas a ser fora deles....................ÉS O MAIOR!!!!!!
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Barcelona levada ao colo !!!!!
Começo este post por dizer que admiro bastante o Guardiola(já o admirava muito enquanto jogador), admiro muito a forma fabulosa como o Barcelona joga-de levar os adversários ao limite- tal é a qualidade tanto dos jogadores como da equipa. Isto mostra que os clubes deviam mudar as suas políticas de contratações, apostar e INVESTIR mais nas suas camadas jovens, porque está visto que esse trabalho sendo bem feito só trás vantagens aos clubes tanto em resultados nas 4 linhas como resultados financeiros. Porque a maneira do Barcelona jogar mostra que há bastante trabalho para depois chegarem ao jogo e parece fácil jogar. Quer nas triangulações, quer o jogador que tem pose de bola tem sempre 2-3 linhas de passe, os jogadores mais adiantados sempre a jogarem no limite-fazendo as diagonais sempre na última, a qualidade dos passes mortíferos em que aparecem depois de caras com o guarda redes, enfim..........do outro Mundo(acho eu).
Mas o que é certo é que além desta qualidade toda, que há que dar valor-quer se goste quer não-é que também são levados ao colo várias vezes, têm imensa sorte nas coisas que acontecem e ainda ontem se assistiu a isso.
Em resumo(falando também do jogo de ontem), é que se o Real Madrid sempre que defrontar o Barcelona se preocupar mais em fazer o seu jogo que desfazer o jogo do adversário, terá muito mais resultados e amedrontará mais o Barcelona que não terá tanto discernimento para jogar como costuma jogar
domingo, 22 de janeiro de 2012
Leixões 0-Naval 2
Num jogo onde iríamos tentar ganhar para conseguirmos esquecer todos os problemas que têm surgido no nosso clube, eis que começamos logo a sofrer um golo de bola parada(mais um) em que Waldson ficou muito mal na fotografia. E com os nossos jogadores com a cabeça em água, face às dificuldades que já conhecemos, sofrer logo um golo cedo foi a morte do artista. Nunca mais conseguimos jogar com o discernimento necessário para tentarmos dar a bola ao resultado. Perto dos 36' voltamos a sofrer novo golo, novamente de bola, onde creio que a bola passa pelo meio da barreira mas que mesmo assim fiquei com a sensação que o nosso keeper podia fazer mais qualquer coisa.
Ao intervalo Litos fez sair Hernani e Florent e entrar Fausto e Luis Silva.
Na 2ª parte criamos mais pressão sobre a defensiva da Naval, que também recuou depois de já estar a vencer por 2 bolas, mas nunca conseguindo criar muito perigo na baliza contrária.
Em resumo um jogo em que a Naval fez 2 remates e conseguiu 2 golos, o leixões bem tenta mas com estas dificuldades todas não é fácil conseguir jogar de cabeça limpa e como tal não se pode exigir muito mais a estes HEROIS e ao nosso(s) Mister(s) porque na minha opinião já muito têm feito eles
Ao intervalo Litos fez sair Hernani e Florent e entrar Fausto e Luis Silva.
Na 2ª parte criamos mais pressão sobre a defensiva da Naval, que também recuou depois de já estar a vencer por 2 bolas, mas nunca conseguindo criar muito perigo na baliza contrária.
Em resumo um jogo em que a Naval fez 2 remates e conseguiu 2 golos, o leixões bem tenta mas com estas dificuldades todas não é fácil conseguir jogar de cabeça limpa e como tal não se pode exigir muito mais a estes HEROIS e ao nosso(s) Mister(s) porque na minha opinião já muito têm feito eles
sábado, 21 de janeiro de 2012
Grijó 2- Pedras Rubras 1
EQUIPA: Nando, Sol(cap.), Miranda(P.Canas)(73'), Oliveira, Esteves, Madureira(Miguel)(64'), Silva, Pinto(Carlos)(73'), Mário, Teixeira(Coelho)(45'), P.Costa(P.Lopes)(64')
Começo por dizer que hoje senti vergonha da nossa equipa, onde eu estou incluído(para as mentes mais fechadas não pensarem que me estou a excluir). É impressionante como há jogadores(?) que têm que ser chamados sistematicamente que têm jogador nas costas, que têm que marcar, etc. quando o normal é cada jogador ter que saber a sua posição em campo, saber que tem SEMPRE que marcar um adversário, mas pura e simplesmente fazem que não vêem e quem quiser que se lixe.
Jogamos o jogo todo completamente apáticos, muito raramente dando uma linha de passe ao colega, não fazendo uma única jogada com principio meio e fim, enfim.......parecíamos uma equipa de tasco, que até o próprio árbitro quando acabou o jogo e ao cumprimentar-me disse: "vocês este ano estão mais fracos". Contra uma equipa que NUNCA conseguiu criar perigo, não pressionava a nossa defesa, só queriam defender no seu meio campo e nem assim nós conseguimos fazer qualquer coisa que se visse.
Marcamos aos 78' por P.Canas, e sofremos aos 84' e 94'.
Acho que as pessoas que comandam este barco deveriam intervir porque este pessoal está a entrar em descrédito, o que é mau porque se chegarmos assim à fase final levamos "ferro" de toda a gente.
E por fim, na minha modesta opinião acho que era muito mais importante cativar as pessoas para virem ao treino do que querer passar a ter 2 treinos por semana, porque não tenham dúvidas que quem não vem a um muito menos vem a dois. E nunca se esqueçam de uma coisa, enquanto não confrontarem as pessoas cara-a-cara as coisas vão continuar a acontecer, quer sejam faltas aos treinos, quer sejam atrasos nos horários(quer nos jogos, quer nos treinos). Porque não tenham a menor duvida que o que se passou neste jogo, e outras coisas mais, derivam precisamente destas coisas.
Começo por dizer que hoje senti vergonha da nossa equipa, onde eu estou incluído(para as mentes mais fechadas não pensarem que me estou a excluir). É impressionante como há jogadores(?) que têm que ser chamados sistematicamente que têm jogador nas costas, que têm que marcar, etc. quando o normal é cada jogador ter que saber a sua posição em campo, saber que tem SEMPRE que marcar um adversário, mas pura e simplesmente fazem que não vêem e quem quiser que se lixe.
Jogamos o jogo todo completamente apáticos, muito raramente dando uma linha de passe ao colega, não fazendo uma única jogada com principio meio e fim, enfim.......parecíamos uma equipa de tasco, que até o próprio árbitro quando acabou o jogo e ao cumprimentar-me disse: "vocês este ano estão mais fracos". Contra uma equipa que NUNCA conseguiu criar perigo, não pressionava a nossa defesa, só queriam defender no seu meio campo e nem assim nós conseguimos fazer qualquer coisa que se visse.
Marcamos aos 78' por P.Canas, e sofremos aos 84' e 94'.
Acho que as pessoas que comandam este barco deveriam intervir porque este pessoal está a entrar em descrédito, o que é mau porque se chegarmos assim à fase final levamos "ferro" de toda a gente.
E por fim, na minha modesta opinião acho que era muito mais importante cativar as pessoas para virem ao treino do que querer passar a ter 2 treinos por semana, porque não tenham dúvidas que quem não vem a um muito menos vem a dois. E nunca se esqueçam de uma coisa, enquanto não confrontarem as pessoas cara-a-cara as coisas vão continuar a acontecer, quer sejam faltas aos treinos, quer sejam atrasos nos horários(quer nos jogos, quer nos treinos). Porque não tenham a menor duvida que o que se passou neste jogo, e outras coisas mais, derivam precisamente destas coisas.
domingo, 15 de janeiro de 2012
Leixões 0- Belenenses 0
Começo a minha análise por dizer que decididamente não nos adaptamos às equipas que lutam pelos ultimos lugares da tabela.
Foi um jogo um pouco morno, sem grandes oportunidades de ambas as equipas, mas que os nosso HEROIS continuam a ter a mesma atitude e a nos deixar orgulhosos de ser Leixonenses. Para quem não recebe à 4 meses, creio eu, continuam como se nada fosse e a tentar fazer o melhor que podem. Embora em vários lances se nota que não têm a calma e o discernimento suficientes e isso poderá ser pelo facto de o estado emocional já não ser o melhor, o que é perfeitamente normal dadas as condições em que se encontram.
Quero destacar também a atitude do(s) nosso(s) Mister(s) porque cedo se apercebe que as coisas não estão como querem e coloca logo os suplentes em aquecimento. E que com as substituições todas efectuadas acabamos com mais de metade da equipa com características atacantes, Moisés, Diego Mourão, Fausto, Feliciano e Pedro Santos(que apesar de ter recuado para lateral é um jogador que ataca bastante, e a ideia foi essa de certeza). Por isso tentou-se de tudo mas não deu para mais.
Quero destacar que o Belenenses, que parece que apostou para subir e anda cá em baixo, foi uma equipa que exagerou no anti-jogo(gozando em excesso com os profissionais do Leixões) e com isso demonstrou ser uma equipa com falta de personalidade, e ser uma equipa pequena.
O que fica para a história é que levaram um ponto de Matosinhos sem saber "ler nem escrever".
Foi um jogo um pouco morno, sem grandes oportunidades de ambas as equipas, mas que os nosso HEROIS continuam a ter a mesma atitude e a nos deixar orgulhosos de ser Leixonenses. Para quem não recebe à 4 meses, creio eu, continuam como se nada fosse e a tentar fazer o melhor que podem. Embora em vários lances se nota que não têm a calma e o discernimento suficientes e isso poderá ser pelo facto de o estado emocional já não ser o melhor, o que é perfeitamente normal dadas as condições em que se encontram.
Quero destacar também a atitude do(s) nosso(s) Mister(s) porque cedo se apercebe que as coisas não estão como querem e coloca logo os suplentes em aquecimento. E que com as substituições todas efectuadas acabamos com mais de metade da equipa com características atacantes, Moisés, Diego Mourão, Fausto, Feliciano e Pedro Santos(que apesar de ter recuado para lateral é um jogador que ataca bastante, e a ideia foi essa de certeza). Por isso tentou-se de tudo mas não deu para mais.
Quero destacar que o Belenenses, que parece que apostou para subir e anda cá em baixo, foi uma equipa que exagerou no anti-jogo(gozando em excesso com os profissionais do Leixões) e com isso demonstrou ser uma equipa com falta de personalidade, e ser uma equipa pequena.
O que fica para a história é que levaram um ponto de Matosinhos sem saber "ler nem escrever".
Pedras Rubras 0- S.João Ver 4
EQUIPA: Nando, Sol(cap.)(Teixeira)(45'),Oliveira, Coelho(Miranda)(86'), Mário, Silva, Madureira, P.Canas, David(Miguel)(70'), Pinto(P.Costa)(83'), Luís Pedro
Começo este jogo por dizer mais uma vez, e nunca é demais, que as minhas análises aos jogos não é para tentar denegrir ninguém, não é para mandar recados para ninguém, é simplesmente a minha opinião nua e crua com o agravante de poder errar-visto que não estou de fora a ver o jogo, mas sim a jogar-mas assumo esse risco(?).
Em relação ao jogo, começo por dizer que começamos mal nas posições em campo. Isto porque, na minha opinião, o David jogando na esquerda ou na direita não rende-e assim perdemos um bom elemento no meio e não ganhamos um elemento noutra posição que ele actue. E jogando também com o P.Canas e Madureira no meio campo, ao lado um do outro, para mim também não é muito bom porque são 2 jogadores que gostam de atacar. E também jogando com o Pinto na frente de ataque também não ganhamos um jogador. Quero com isto dizer que com estas alterações e jogado com dois avançados contra uma equipa que sabíamos que tinha como sua grande arma a posse de bola, não foi a melhor solução.
Começamos o jogo a tentar perceber como jogava o S.J.Ver, e de facto apercebe mo-nos que íamos ter um osso difícil de roer, pois mostrava que queria sempre ter o controle do jogo com bastante posse de bola. Raramente fazia futebol directo e tentava sempre jogar de pé para pé. Mas o que é certo é que conseguimos "encaixar" no tipo de jogo deles tentando também fazer o nosso. Mas logo aos 14', através de um pontapé de canto, um jogador da equipa visitante cabeceia sozinho e faz o 0-1. Não baixamos os braços e tentamos chegar ao golo, e tivemos 2 ou 3 ocasiões(creio que todas por L.Pedro) onde podíamos ter alcançado o empate. O nosso adversário ia tendo posse de bola mas nunca incomodando Nandinho. Chegamos ao intervalo a perder 0-1 e Jorge fez sair Sol e entrar Teixeira para o lado de L.Pedro, recuando Pinto para médio esquerdo. Começamos a 2ª parte com Luís Pedro a poder fazer o empate e logo a seguir sofremos o 2º golo(50'), com uma falha de marcação onde o jogador adversário aparece completamente só e bate Nando. E aqui sim creio que "mataram" o jogo, porque uma equipa que pratica bom futebol apanhando-se a ganhar por 2 bolas é só fazer a gestão do jogo. E foi o que fizeram porque a partir daqui começamos a arriscar mais, correndo mais riscos em termos defensivos, o que origina que se possa sofrer mais golos. E acabamos por sofrer mais 2 golos(83') e (87'), um deles(o 3º) por P.Canas a tentar aliviar num canto, meteu a bola no saco.
Em resumo um resultado que peca por excesso mas que a vitória do S.J.Ver se aceita porque são de facto uma boa equipa. Nós continuamos a ser uma equipa de "adaptados", com bastantes lacunas e que no nosso campeonato vamos fazendo umas coisas bonitas(porque também temos mérito), porque de facto a maior parte das equipas são fracas mas quando apanharmos equipas deste "calibre", como já tenho vindo a dizer à uns tempos aqui no blog, não temos muitas hipóteses de sucesso. Fizemos o nosso melhor mas só isso não chega !!!!
Acabo como comecei, não é uma crítica, simplesmente a minha opinião que vale o que vale..........
domingo, 8 de janeiro de 2012
Estoril 1- Leixões 1
Hoje o Leixões deslocou-se a Estoril para tentar lutar pelos 3 pontos, mas olhando a que iamos jogar com o 1º classificado da Liga Orangina, verdade seja dita que 1 ponto já era bom. O que é certo é que depois de acabar o jogo e da maneira que foi, este empate sabe a derrota mas........paciência-é futebol!!!!
Continuamos com a mesma boa atitude e isso é que é de realçar. Mas também se sorrisse a vitória ao nosso leixões ta,bém era um pouco injusto para o Estoril. Foi um jogo em que sempre que uma equipa criava perigo a outra respondia de igual maneira. 28' Estoril manda oa poste num cabeceamento, passados 3' Jumisse depois de excelente jogada com D.Mourão fica de frente com o guarda redes e remata ao lado. Aos 56' Licá dentro da área remata cruzada ao lado, no minuto a seguir P.Santos isola-se, tenta o chapéu e manda ao lado. Aos 72' P.Santos depois de bonita jogada pela direira, remata e Fausto chega atrasado para a emenda. Aos 80', corte no meio campo de Marcelo, coloca em P.Santos que depois de correr uns metros com a bola, flete para dentro e coloca em Fausto que num remate seco com o pé esquerdo faz o 0-1. Ao minuto 84, mais uma jogada de ataque do leixões que deixa Feliciano de frente com o Guarda Redes adversário, este em vez de ir para a baliza tenta lateralizar e perde-se o que poderia ser a "estocada" final. E quando tudo parecia que iamos trazer os 3 pontos de Estoril, eis que numa jogada pela esquerda cruzamento para a área onde aparece Licá(o melhor jogador do Estoril) completamente só e faz o golo do empate, onde para mim Waldson não fica livre de responsabilidades.
Mas parabéns aos nossos heróis
Pedras Rubras 3- V.Pinheiro 1
Equipa: Nando, Sol(cap)(Miranda)(88'), Baquetas(Miguel)(56'), Coelho, Esteves, Silva, David(P.Costa)(88'), Oliveira, Carlos(L.Pedro)(45'), Mário, Pinto.
Hoje a foto é de maneira diferente do costume porque a minha filha Inês fez questão de ir e tirar algumas fotos, o que me facilita a mim pois a foto com a equipa dá algum trabalho, mas eu gosto de fazer.
Começo por dizer que foi um jogo algo complicado, não só pela atitude da equipa do V.Pinheiro(uma equipa mais forte e com mais qualidade que a que jogou na 1ª volta) como também pelo mau jogo efectuado por nós na 1ª parte. Novamente com alterações na equipa, pois não conseguimos ter uma equipa tipo, em virtude da constante falta aos treinos de vários jogadores, e infelizmente o P.Canas que ainda se equipou mas chegou-se à conclusão que não estava em condições, o que foi mau para nós pois é um jogador muito util para a nossa equipa. Quero destacar também o facto de Pinto ter tentado dar o seu melhor numa posição que não é a dele e que não é fácil de jogar para quem nunca o fez.
Voltando ao jogo, exageramos no querer sair a jogar de trás quando algumas vezes não tínhamos condições para o fazer. O V.Pinheiro foi mais pressionante, mais rematador e podia ter chegado ao golo antes de nós, mas o que é certo(e é por isso que o futebol é bonito) é que fomos nós os primeiros a marcar, aos 18', depois de uma boa jogada de Pinto que cruza da esquerda e, Silva aparece em frente ao guarda redes e consegue "picar" a bola e fazer um golo bonito. E creio que na 1ª parte não tivemos mais nenhuma oportunidade, o V.Pinheiro por sua vez fez alguns remates de fora da área que podiam ter resultado em golo. Até que num desses remates(não sei se o Nando toca na bola) a bola vai à trave e na recarga o avançado da equipa visitante fez o empate aos 44'.
Ao intervalo Jorge fez alterações, com a entrada de L.Pedro, recuando Oliveira para líbero e subindo Baquetas para medio defensivo. Em termos defensivos fomos mais coesos, mais bem posicionados e em termos atacantes conseguimos ter mais profundidade em virtude das características de L.Pedro. Na 2ª parte foi um jogo mais partido mas conseguimos chegar mais vezes à baliza contrária. O V.Pinheiro recuou mais e conseguiu chegar poucas vezes à nossa área, criando perigo só por 2 vezes(que me lembre). Nós pelo contrário chegamos mais vezes à baliza do V.Pinheiro e aos 79' na marcação de um canto por Silva, L.Pedro de cabeça(sim, de cabeça) fez o 2-1, numa "boa tólada". E passados 2', Esteves coloca na área em L.Pedro, que consegue enganar o defesa ao rodar sobre si próprio e que de bico consegue fazer o 3-1.
Em resumo, mais uma vitória que desta vez valeu mais pelo resultado que pela exibição.
PS: O Pinto pediu para que eu dissesse que fez 3 ou 4 posições, mas eu não vou dizer.
sábado, 7 de janeiro de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)