Meu Som

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Zé Antonio-Um Exemplo de Vida


Começo por dizer que quando me lembrei fazer este post fiquei bastante reticente por poder às vezes ser mal interpretado ou dizer alguma coisa que magoe o meu amigo Zé António. Mas creio que isso não vai acontecer porque a minha ideia ao fazer isto é só para que o Zé António sinta que ainda há amigos que se lembram dele e principalmente para recordar coisas que ele viveu em termos desportivos, tanto em campo como no balneário-sim, esse sítio onde se vivem coisas que só quem passa por lá é que sabe.
 Eu conheço o Zé desde o tempo da escola Industrial, porque eu estava a fazer 2 disciplinas atrasadas e tinha bastante tempo disponível, e como tal ia para as escadas em frente ao campo de futebol ver os "miúdos" jogar à bola e lembro-me perfeitamente de o ver a disputar sempre aqueles lances com toda a aplicação como fosse um jogo oficial. Mal eu sabia que mais tarde ia "acompanhá-lo" todos os fins de semana ao ver o meu Leixões jogar. E as alegrias que ele, e os colegas de equipa, me deram(a mim e a milhares de leixonenses). Chegando a patamares que não estavam no meu horizonte, desde final da taça até à taça UEFA.
 Depois infelizmente o azar bateu-lhe à porta quando contraiu a doença de Esclerose Lateral Amiotrófica-que é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurónios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada.
 Quase 10% dos casos desta doença degenerativa tem um carácter genético, mas na maioria dos casos não se conhece a sua causa.
 Mas a ideia deste post não é falar da doença mas sim do Zé. E aqui ficam algumas "histórias" contadas por amigos comuns e que partilharam o balneário com ele.

Casqueira:"Como o Zé António se tornou defesa direito"
"Tínhamos entre os 13/14 anos era eu e o Zé os Guarda redes dos iniciados do Leixões, sim ele era guarda  redes se calhar pouca gente sabe disso!!Num treino normal no nosso "velhinho" MARACANA  estamos todos a chutar para a baliza era eu uma vez era outra ele e trocávamos varias vezes, só que num momento infeliz ele estava na baliza quando alguém chuta para ele defender foi quando lhe parou completamente o relógio e ele faz uma "bicicleta" tipo Higuita para defender a bola já não me lembro se ele defendeu sei que quando ele caiu no chão partiu o braço(pulso), isto era normal na época fazer pois vinha a moda do higuita só que calhou-lhe mal, pois ele depois não pode ser mais guarda redes dai optando ser defesa direito!!acho que até foi bom para os 2!!!hihihii para mim pois acho que deixava de ter concorrência e para ele pois viu-se que foi um grande defesa direito!!!!"

Nuno Silva: "O Zé foi dos jogadores mais profissionais que apanhei, um exemplo de trabalho para todos, era incapaz de treinar a 50%, com ele era sempre no máximo...além de ser um excelente jogador era um jogador divertido no balneário, sempre com brincadeiras e bem disposto...tive o prazer de partilhar o balneário com ele e equipava ao lado dele...também tínhamos um excelente ambiente de equipa e isso ajudava muito...conquistamos muitas coisas importantes nessa altura...uma altura em que havia muita gente a ver os nossos jogos e jogávamos um futebol de muita qualidade...final da taça...taça UEFA...jogos memoráveis para nós...fora de campo era igual...sempre a sorrir...com um espírito de optimismo fantástico...lembro me de um Carnaval em que nos mascaramos de mulher!! isto não era para tornar publico!!! hehe...eu, ele e mais alguns jogadores dessa equipa fantástica...foi em minha casa e acabou no la movida...hehe...alguns 7 ou 8 jogadores mascarados...para tu veres o espirro dele...sempre pronto para tudo....tenho muita pena pelo que lhe aconteceu numa altura tão boa profissionalmente para ele...ainda tinha muito para dar ao futebol...
 Espero que te ajude no teu blog algumas destas coisas...há tanto para dizer dele...era das melhores pessoas que encontrei neste mundo...boa pessoa mesmo...sem maldade nenhuma..."

Nené: "É muito fácil e ao mesmo tempo muito muito muito  difícil para mim falar do "Zé" , da relação profissional e pessoal que construímos ao longo de tantos anos.Jogamos juntos na formação do Leixões, jogamos juntos nos seniores do Leixões e do D.Aves por isso imagina as histórias vividas, partilhadas dentro e fora do campo. O Zé é o meu "irmão profissional"! .Recordo-me das vezes em que dividimos o mesmo quarto em estágios, recordo-me de todas as viagens que fizemos juntos diariamente a caminho dos treinos (D.Aves). São... situações/experiências/vida,  que estão "fechadas" , "guardadas", "adormecidas" consciente e inconscientemente no meu pensamento.
Partilho...
Lembro-me do dia em que o Pedrinho (filho mais velho do Zé) nasceu e eu disse ... amigo vou marcar um golo para teu filho, para festejarmos o seu nascimento e... não é que me enganei e marquei mesmo!!! kkk Jogo Joane x Leixões II Divisão. Para não variar como eu  já jogava "preso por arames" naquela altura, marquei e saí lesionado ainda na 1ª parte.
Recordo-me do estágio em Belasica (Macedónia)... Chegamos "mortos" ao quarto depois daquela longa viagem e do treino. Entramos no quarto, deitamos sobre a cama de fato de treino e ... dormimos!! Nem demos pela entrada do Castro e do Afonso no nosso quarto com a ceia.
Lembro-me de um Maia x D.Aves na época em que subimos à I Liga pelo Aves. Ganhamos 0x1 , éramos treinamos pelo prof.Neca. Que jogo (defensivo) fizemos!! O Zé tirou duas bolas em cima da linha de golo de forma acrobática (só ele conseguia) já com os adeptos adversários a gritar golo (que desesperados ficaram kkkk)
Lembro-me de uma defesa do Leixões SC constituída por: Zé António, Justiniano, Marco Aleixo e Nené (saudades...)
Recordo tantas alegrias e algumas tristezas vividas , partilhadas intensamente com o Zé."

Eduardo: "olá  boas...em relação  ao zé António  eu tenho  mts  historias  com ele até  pk  todos  os dias  convivia  com ele  quer  no clube quer  fora  do clube  já k sempre  foi dos  jogadores  k mais amizade  ganhei  no Leixões..cheguei  a  passar  ferias  com ele  dois  anos seguidos    e por  isso  teria  mt k contar...não  tenho  assim nenhuma historia  em especial  apenas  vou  contar  esta  e  realmente  aquilo  k mais  saudades  tenho desses  bons  momentos  com ele; nós  todas  as sextas  feiras  eu  o zé António  o barros  e o maia  a seguir  ao treino  da manha  íamos  sempre  almoçar  todos juntos  onde  passávamos  horas  ás  vezes  na conversa  durante  o almoço..a seguir  ao almoço  normalmente  íamos  para casa  do zé  onde passávamos a tarde  toda  a jogar  ás cartas  com alguma  azia  para quem  perdia  a jogar mas  sempre  num tom de brincadeira..comíamos  e bebíamos  durante  a tarde  e quando dávamos  por ela  mts  vezes  já eram  horas  de jantar  e nós  ali  ainda a jogar ás cartas  sempre  com boa  disposição....qualquer  um dos  4 lembra  se bem destes  bons  momentos  k passamos  com o zé...é importante  haver  estas  iniciativas  pk  o zé  merece  tudo isto  pk é um grande homem...grande abraço  para ti  e para  a família  leixonense  pk  tive  um enorme  prazer  em jogar  nesse clube...."

 Pedras: "Uma historia com o Zé,
Num Carnaval que o ponto de encontro era em casa do Nuno Silva, combinamos que todas as mulheres se vestiam de vampiras, e nós Homens de Mulheres (estávamos todas lindas ). Só faltava chegar a casa o Zé António e a Mónica. Passado um tempo, tocam à campainha e quem foi abrir a porta fui eu. Eram duas pessoas mascaradas: uma vestida de Homem e outra de Mulher velha (com uma camisa preta, branca verde aos quadrados, de meias escuras, com uns sapatos de salto alto pretos(mesmo muito feios) e de guarda-chuva). Eles queriam entrar e eu a perguntar quem era e eles não respondiam. Conclusão, não os estava a deixar entrar porque não sabia quem eram. Nisto, a "velha" salta para o meu colo e começa a beijar e a falar ao ouvido ( só aí soube quem era). Apanhei um susto desgraçado, mas ainda hoje em todos os carnavais me lembro desse em particular por causa do Zé"

 Sérgio: "já respondi ao irmão do zé, sempre diponivel para ajudar o meu enorme amigo zé, abraço para vocês todos
historias não me lembro muito mas do zé só posso dizer que era um exemplo para todos os colegas dentro e fora do campo, encarnava mesmo o que era o espírito da alma leixonense, dos melhores amigos de uma longa carreira no mundo do futebol ele é um grande CAMPEÃO abraço ao ZÉ"

 Humberto(irmão do Zé): "Eu podia contar imensas histórias vividas com esse grd jogador e grd homem que é o meu irmão Zé António, mas prefiro contar uma curta e que é mais ou menos recente!!
Refiro-me ao ano em que o Leixões subiu à segunda liga, com uma fantástica equipa, e no jogo da subida em casa, não me recordo contra quem, houve invasão de campo como é natural, e foi uma confusão danada, eu entrei em campo calmamente para me dirigir ao meu irmão pois era ele o CAPITÃO dessa equipa, e sei o quanto essa subida significou para ele, e só queria lhe dar os parabéns por tal feito!
Quando cheguei à beira dele ele já só estava em camisola interior e cuecas, com a braçadeira na mão no meio de uma confusão de gente, e eu agarrei a braçadeira e ele começou a gritar, “isto não, isto não, a braçadeira é para o meu irmão”!!! Ele não tinha visto que era eu, mas com estas palavras mais uma vez se comprovou o amor que une dois irmãos, pois ele deu-me aquilo que mais orgulho lhe dava usar nesse grande clube, e ainda hoje guardo a braçadeira juntamente com uma camisola dele dessa época com todo o carinho!!!
 O que posso dizer mais do meu irmão, é que foi sempre um profissional excelente a todos os níveis e um grd homem, que infelizmente teve um azar na vida, mas ainda hoje dá mostras de toda a força que sempre teve, pois vive todos os dias com uma Alegria do tamanho do mundo independentemente de ter deixado de fazer uma das coisas que mais gostava por motivos de saúde.
 Para terminar, só uma nota, eu sei que já foi feito um jogo no estádio do Mar de “homenagem” ao meu irmão, mas acho que na altura não foi organizado da melhor maneira, e gostaria de pedir a todos os que jogaram com ele que ainda se mantêm no activo, e mesmo amigos que o conhecem e jogam ou jogaram futebol,  que tentem um novo jogo, mas desta vez uma coisa mais organizada, onde realmente possamos (desta vez espero jogar nem que seja 5 minutinhos) prestar o devido tributo a este grd PROFISSIONAL."

 Carlos Carvalhal"O Zé António e um exemplo de preserveranca, de querer e determinação. Quando José Manuel Teixeira me convidou para treinador do Grande Leixões, o clube estava em profunda crise económica! O estado lastimável dos troféus deste histórico clube representavam o Leixões da época... Desde o primeiro minuto concordamos que fazer renascer o Leixões passaria por fazer voltar os seus Bebes... Zé António encabeçou a lista de jogadores a voltar a casa, jogava então no Desportivo das Aves com Nené, Abílio e salvo erro Marco Aleixo.
Grande Zé António... Forte personalidade, jogador de equipa, sempre muito positivo e acima de tudo... Bebe do Leixões, com tudo o que isso representa como garantia de qualidade futebolistica.
Companheiro de grandes jogos, onde rimos e choramos juntos.
Amigo Zé António, lembraste de certeza, assim como todos os teus colegas das minhas palavras na final da taça... "daqui a cem anos, vão falar desta equipa! Porque uma equipa do 3 escalão foi pela primeira vez disputar esta final... " Zé, para todo o sempre o teu nome esta gravado a letras de ouro na historia do futebol Português e no clube do teu coração... LSC
A riqueza desse acontecimento para mim, esta no prazer de poder ter convivido com excelentes profissionais e pessoas, onde de uma forma marcante esta o meu amigo Zé.
Abraço, Carlos Carvalhal"

 Depois destas "histórias" todas-em que a contada pelo Humberto me fez vir as lágrimas aos olhos, porque também tenho uma ligação enorme com o meu irmão-quero agradecer do fundo do coração a este pessoal, que eu tenho orgulho em serem meus amigos(uns mais chegados outros menos) que me fartei de aplaudi-los e ainda aplaudo, por terem aceite o meu pedido e contribuir para este post que eu fiz com MUITO ORGULHO(mesmo não sendo nenhum jornalista nem nada que se pareça) e que é uma maneira também de eu retribuir um pouco de alegria ao Zé depois de ele já me ter feito sentir bastantes alegrias também quando era jogador do Leixões. Fico um pouco triste de ter havido alguns que eu conheço e que nem responderam mas.............é porque não puderam.
 Zé tudo de bom para ti e só tenho pena de não ter poder, nem conhecimentos para poder realizar o tal jogo que tu merecias, mas também não podemos ter tudo. E também se precisares de algo que esteja ao meu alcance estás à vontade.
 FORÇA, tu que fostes um exemplo dentro de campo, e que pelos vistos continuas a ser fora deles....................ÉS O MAIOR!!!!!!

38 comentários:

  1. grd trabalho Manel... e obgd por te lembrares do meu irmão... grd abraço e muito obrigado mais uma vez...

    ResponderEliminar
  2. Humberto não tens nada que agradecer pk sabes que eu adoro quem representa o leixoes(sempre que seja com amor à camisola, como foi o caso do teu irmão) e no caso do teu irmão ainda mais pk é das pessoas que falava e fala na boa comigo-o que para mim é um orgulho-por isso não voltes a agradecer. Só espero que ele goste

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me muito bem quando ia para apanha bolas nos Leixões fazia questão de lhe entregar a bola em mão só para puder ouvir um obrigado dele, mais nenhum jogador fazia isso, só ele! UM EXEMPLO PARA TODOS! /Fonseca

    ResponderEliminar
  4. Um profissional exemplar, um guerreiro, um Homem de muito caracter com quem tive o prazer de partilhar muitas alegrias no nosso Leixões. É impossível esquecer o nosso Capitão. Força Zé! És um exemplo de vida.

    ResponderEliminar
  5. Manel... sinceramente um trabalho que podia perfeitamente ser publicado em qualquer jornal... Uma verdadeira reportagem, coerente e precisa que tem ainda algo de muito positivo e que muitos jornalistas profissionais se esquecem: o "on" de todos aqueles que privaram mais com o Zé António... Muito bem!

    ResponderEliminar
  6. Toninho Mendes nem imaginas a alegria que é ouvir te dizer isso. Fico contente e motivado para continuar a minha escrita. Qualquer dia ainda me vais levar para o "teu" Record.......ah ah ah

    ResponderEliminar
  7. ENORME Zé , dava um prazer ver a entrega dele em campo. Força Zé!

    ResponderEliminar
  8. Manuel, os meus parabéns por este trabalho. Até diria, mesmo correndo o risco de repetir o que disse o meu amigo António Mendes, que este texto supera alguns trabalhos de jornalistas profissionais. Escrito com sentimento, com alma, puro leixonismo. Sobre o Zé António, só se pode desejar o melhor. Só um exemplo: foi capitão numa época em que o Leixões fez 94 pontos na 2.ª Divisão! Em sua homenagem, proponho que a camisola número 19 seja retirada para sempre do Leixões.
    João Pedro Faria

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Faria,como ja tinha dito ao T.Mendes sabe sempre bem ouvir essas palavras, principalmente vindas de profissionais da escrita. Começo a pensar que tenho queda para a coisa.......

    ResponderEliminar
  10. Como um dos melhores amigos do humberto e por consequencia amigo do ze antonio fiquei emocionado a ler estas historias porque tambem suei a camisola do leixoes durante 11 anos(sempre formação) e só quem passou por lá sabe o peso e o prazer que é representar este clube!e lembro me perfeitamente de o zé antónio ser uma referencia quando via os jogos e ele demonstrava o amor a camisola!!
    Parabens a quem teve a ideia e quero aqui deixar um grande abraço de muita força ao zé antónio e um muito grande tambem ao meu grande amigo humberto que como é obvio foi a historia que mais me emocionou e eu mais que ninguém sei o orgulho enorme que ele tem no irmao!!
    Termino dizendo que infelizmente nem sempre a vida é justa
    Abraços
    Nuno Santos

    ResponderEliminar
  11. Joguei com o Zé nas camadas jovens do Leixões, temos 1 ano de diferença, eu era Iniciado 2 ano, ele era de primeiro, por exemplo. Foi assim até aos Juniores. Estava a chutar para ele também quando ele partiu o braço...guarda redes voluntarioso...essa é a imagem do Zé, antes partir do que torcer....desde cedo se notava uma vontade, responsabilidade e qualidade que o levaria ao concretizar de um sonho...Profissional do Leixões Sport Clube...Um grande abraço Zé António...
    Estou também disponível para participar na organização, divulgação, participação de um jogo de homenagem ou como queiram chamar....o meu email é jnunof@gmail.com

    João Nuno

    ResponderEliminar
  12. Afonso Sousa (MASSAGISTA)27 de janeiro de 2012 às 17:55

    Palavras para quê amigos ?
    Não desprestigiando ninguem FOI AQUELE............ O CAPITÃO
    Ainda me lembro daquela época em que mais uma vez foste apresentado como o nosso CAPITÃO e dias depois foste destituido......
    querendo quem achou que não tinhas perfil para tal mas sim o outro tambem nosso amigo que não estava em causa suas capacidades tambem que fosses o 2º capitão e então recusaste porque depois e de mais uma vez como sempre até então tinhas sido apresentado com o tal perante a massa associativa se não sevias para 1º tambem não servias para 2º
    mas continuarias o mesmo e a dar mais apoio ainda ao novo intitulado sendo ele amigo e tambem um dos bebés da casa.
    Até que começaram a aparecer teus problemas fisicos e já se ouviam comentários que te portavas assim por te terem tirado a abraçadeira.NUNCA FARIAS UMA COISA DESSAS CAPITÃO trabalhaste até que a saúde te permitiu.......
    Para teriminar ainda recordo aquela brincadeira que tivemos os dois com aquela receita que a tua esposa teria que cumprir á risca contigo que ainda hoje a guardam religiosamente e que ela tanta piada achou.
    BEM HAJAS CAPITÃO
    toda a sorte do mundo e já sabes como sempre tem acontecido sempre que precisares aqui do teu MASSAJAS estarei sempre disponivel .Um jinho para os teus filhos e um bem haja tambem para a tua esposa que tem sido uma Rainha contigo.
    Força aí MIGÂO

    ResponderEliminar
  13. amigo ZÉ só posso dizer k como representante do nosso GRANDE LEIXÕES, foste um dos expoentes máximos em termos de dedicação,entrega e profissionalismo. orgulho-me de ser teu amigo e de poder dizer a muito boa gente k foste um dos grandes jogadores do nosso clube. foi com alguma mágoa k recebi a fatidica noticia da partida k a vida te pregou, ao roubar-nos do campo um dos grandes lideres k o LEIXÕES tinha como jogador e presença no balneário. OBRIGADO pelas grandes alegrias k me proporcionaste como a final da taça de portugal, os jogos da taça uefa, a subida á liga de honra depois de tanto nos arrastarmos na 2ªdiv B, etc. são momentos k já mais esquecerei como GRANDE LEIXONENSE k sou e tu fizeste parte deles. sabes k sempre estarei aqui se necessitares de mim e que tudo farei. PARABENS PELA GRANDE RELAÇÃO K TENS COM O TEU IRMÃO, pois é um dos bens mais importantes na vida k EU TAMBEM TENHO GRANDE ORGULHO DE POSSUIR. ORIGADO POR TUDO GRANDE AMIGO. ABRAÇO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre pela atenção, e por teres dedicado uns minutinhos ao meu blo

      Eliminar
  14. Jorge Teixeira ( gestor desportivo )
    Manel bem haja pela atitude que com toda a justiça o Zé merece.
    A minha história com o Zé António começa em miúdos quando nos cruzávamos pela escola e ao fim do dia jogávamos em escalões diferentes no nosso Leixões, no entanto a nossa convivência torna-se quase permanente quando em determinada altura assumo o papel de gestor desportivo do Leixões e após o 1 ano de clube se começa a construir um projecto pela qual muito me orgulho... O Leixões estava envolvido em inúmeros problemas quando lá cheguei pensando-se inclusive que o fechar das portas era a solução, mas com uma ideia audaz, atrevida e competente um novo Leixões acabava de nascer... Recrutamos grandes figuras do clube ( n para fazerem de biblots mas com mt qualidade ) como o Zé António, Nene, Marco Aleixo, Toze, Pedras, Abílio, e a onda começa... Vitoria após vitoria, êxito após êxito, e os sonhos começam a ser uma realidade. Subidas de divisão, provas europeias, final da taça e supertaca, enfim até mesmo a nossa subida a 2 liga esperada a tantos anos n teve tanto brilho porque terminamos a 21 pontos do 2 classificado - fácil!!!! O Zé era uma forca da natureza, profissionalismo, seriedade no trabalho, amor e dedicação ao clube... Era tudo demasiadamente perfeito e o Leixões bem merecia. Recordo-me perfeitamente que na altura eu e o presidente em qualquer circunstancia de duvida recorríamos ao famoso núcleo duro constituído pelo Zé, marco, Nene, Abílio, Besirovic, até mesmo na troca de ideias a quando alteramos de treinadores. No entanto o ano da 2 liga foi um ano que devia desaparecer das nossa vidas, não pelo êxito de alcançarmos os campeonatos profissionais, mas sim pelo motivo que apartir dai o Leixões deixou de ser dos leixonenses e passou a ser político ... Todos estes nomes q falei anteriormente e que muito deram ao Leixões neste ano por isto ou por aquilo as suas carreiras pararam, o nosso projecto morreu, aquela família já n existia!!!! Ainda hoje me pergunto pk? Todos erramos, deveríamos nos ter ajudado muito mais uns aos outros, eu devia ter ajudado mt mais o Zé qd numa decisão estúpida a braçadeira de capitão passou para o Marco Aleixo por ser mais interventivo na opinião do Abílio , mas tb alguns jogadores influenciados por gente má podiam ter feito mais na defesa daqueles como os dirigentes que sempre lhes deram as melhores condições financeiras e de carreira. Tudo ruiu...como um castelo de areia ! Em 4 meses as 20.000 pessoas q nos acompanharam no desfile da subida por todo Matosinhos tornaram-se num inimigo desta gente que carregou tanto êxito e alegrias para dentro do estádio do mar... Pq? Ze sei que tu mais que ninguém carregas esta tristeza dentro de ti pela forma mais cruel que o destino podia fazer... Mas Amigo encara esta vida como encaravas cada lance... N perdias um!!! Forte abraço Jô . Jorge Teixeira ( gestor desportivo )

    ResponderEliminar
  15. Parabens Manel pelo excelente trabalho,para o ze um bem haja, tudo de bom para ele, e que falta que nos faz um defesa direito como ele nos dias que correm
    .Grande abraço

    ResponderEliminar
  16. Parabéns Manel pelo teu fervor clubístico e pela riqueza dos conteúdos da tua reportagem, mas acima de tudo pela atitude. Como disse e bem o Jorge Teixeira, o Zé António é uma força da natureza e deverá ser sempre uma referência para todos os jovens futebolistas leixonense e gostava que o clube nunca se esquecesse disso. É um símbolo do clube da minha terra, de quem muito gosto. Agradeço-lhe todas as alegrias que me proporcionou.
    Jorge Queirós

    ResponderEliminar
  17. Parabéns Manuel por este espaço, em que podemos dizer algo acerca do Grande Amigo e Capitão Zé António, com quem tive o prazer de privar desde os Infantis, primeiro como adversário,mais tarde na Escola e um pouco mais tarde ainda no meu último ano de júnior no Leixões.Mas onde o Zé brilhou mesmo foi na minha equipa da escola com o nome de "Não Sei" onde goleavamos todas as outras equipas,no minimo por 5 golos de diferença:)O Zé é um verdadeiro lider, dentro e fora de campo,um verdadeiro lutador, um leão(poucos sabem que o Sporting é o seu 2ºclube, sempre com o Leixões em primeiro plano, claro).Tal como já foi dito aquilo e assino por baixo, deveria ser Organizado um Jogo de Homenagem a este grande amigo que muito deu ao Leixões e naõ teve ainda a justa e merecida despedida.Contem comigo para o que der e já estou com o Humberto, nem que seja para entrar jogar 1 minuto e voltar a sair.Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Era pequenino, mas lembro-me muito bem de ter uma grande admiração pelo Zé António. Ainda mais fiquei a admirá-lo, quando mais recentemente tive a oportunidade de rever alguns jogos completos, como final e meia final da Taça. Não o conhecendo pessoalmente, acredito que seja um grande Leixonense, porque dentro das 4 linhas foi isso que deu a entender.
    Força Zé António e parabéns Manuel, pelo excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  19. o ZÉ ANTONIO, é certamente um grande HOMEM; um LEIXONENSE dos quatro costados, mas principalmente é um exemplo que deve ser evidenciado, pela força que demonstra no seu quotidiano.

    Confesso que vi poucas vezes o ZÉ a jogar, mas foi daqueles jogadores que não engana, pois foi abençoado com o talento, que muitos pais e familiares hoje em dia tentam comprar para os filhos e/ou sobrinhos.

    Força ZÉ ANTONIO um grande abraço.

    ResponderEliminar
  20. Excelente trabalho.Escrito com sentimento.O Zé António é um homem e jogador que tive a honra de o ver jogar e de conhecer pessoalmente.Aproveito para enviar um grande abraço ao José António e à Mónica que por este meio lhe presto uma justa homenagem, por ser uma GRANDE MULHER.

    ResponderEliminar
  21. CLAUDIA FILIPA BRANCO GONÇALVES FERREIRA28 de janeiro de 2012 às 20:19

    Grande jogador que foi e faz falta ao leixoes!e tabem merece ter uma grande homenagem!tenhos algums videos dos jogos do leixoes onde esta o grande leixonenese o ZE ANTONIO!a cima de td tenhe uma grande mulher!Força ZE ANTONIO!;)

    ResponderEliminar
  22. Boas ,

    Como diz o Libório Já estava mais que na altura duma mais que merecida homenagem ao Zé. Ele que sempre esteve para o clube. Sr. Presidente, Directores etc mexam se as pessoas não merecem ser esquecidas... Força zé

    ResponderEliminar
  23. A história do Zé António emociona-me... Parece ainda que foi á dias que me encontrava com ele na Ferreira em Matosinhos a comer francesinha.
    Grande Homem!
    Quero enviar-lhe a partir daqui um grande abraço e dizer-lhe FORÇA!
    Aproveito aqui também para mandar também um abraço ao Berto.

    ResponderEliminar
  24. fui colega de turma do Zé na escola Industrial e lembro-me que quando éra para jogar à bola queria sempre ficar na equipa dele. um abraço para ele.

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito de ver,saber que o meu primo é adorado e admirado por todos e que os verdadeiros amigos não se esquecem dele apesar de tudo! ÉS UM GUERREIRO PRIMO <3

    ResponderEliminar
  26. nunca tive o praser de conhecer pessoalemente o ze antonio mas tive o praser de o ver jogar y foi sem duvida um grande jogador,um grande leixonense com garra y amor a camisola do leixoes,abracos

    ResponderEliminar
  27. Como leixonense tive a oportunidade de ver o Zé António jogar e sem menosprezar ninguém foi sem dúvida alguma dos melhores,com mais entrega e com mais alma leixonense que vi em toda a minha vida. È de gente assim que o Leixões precisa,muito obrigado por todas as alegrias que me proporcionaste.Força Zé,força grande Capitão.

    ResponderEliminar
  28. Raça como a do Zé é difícil de encontrar..Garra, atitude e acima de tudo humildade...Características que faltam em demasia nos jogadores da atualidade. Forca Ze.... Muito bom Manel... o Record te espera ;) Ricardo Moreira

    ResponderEliminar
  29. Parabéns Manel pelo excelente trabalho e por dares a oportunidade a todos os leixonenses de prestar uma pequena homenagem a este grande leixonense k tao bem dignificou a rubro branca, ou muitos jogadores de sucesso no LSC mas nunca vi nenhum chorar como vi o nosso ze quando saimos da rua escura ( 2divisao B ) foste e continuaras a ser o modelo a seguir de um verdadeiro leixonense no relvado, obrigado Manel por não deixares esquecer quem tanto e bem fez por nós e por mostrares aos mais novos também k o leixoes já teve verdadeiros leixonenses em campo, espero k estes testemunhos te deem força pra continuares essa batalha ingrata amigo zé, SEMPRE NA LUTA POR UM IDEAL. Rex m.v cruz de pau

    ResponderEliminar
  30. Olá Manel! Já poderia ter escrito algo aqui, pois este teu ótimo trabalho não é de agora! Confesso que ainda não o tinha feito, porque é para mim, de facto, muito difícil dizer ou mesmo escrever algo sobre o Zé! Enquanto colega de profissão que fui, enquanto colega de equipa que fomos por longos anos, sobretudo em idades mais jovens, onde despontava aquelas brincadeiras « malucas » mas saudáveis... mas sobretudo enquanto amigo que somos; saber da sua infortuna vivência, é difícil!
    Habituado a vê-lo com uma dinâmica de jogo fora do vulgar, habituado a vê-lo com uma atitude, com uma garra, com um empenho contagiante, saber do seu profissionalismo que teve, SEMPRE e vê-lo agora com esta maldita doença que o atormenta, é muito, mas muito mesmo, difícil...
    O Zé é um verdadeiro guerreiro! o Zé é um lutador e um campeão!
    Tive o prazer, a honra e o previlégio de privar com ele há bem pouco tempo e constactei que apesar da doença, acaba por ser ele a levantar o ânimo das pessoas que estão por perto, é quase sempre ele a sorrir primeiro depois de contar uma piada, é ele que continua a ter o melhor sentido de humor «roubando» sorrisos em redor!!! Posso até fazer uma confidência... Estavamos á conversa, eu em pé, ele sentado dentro de um carro. Eu, assim que reparei na necessidade dele em querer se levantar e caminhar, prontamente prestei o meu auxílio. Ele, de imediato, começou a pontapear-me, a sorrir, como quem dizia: « Sai daqui que eu consigo sozinho!!!!!!! :-)
    Para o meu amigo Zé António, um grande abraço cheio de esperança, fé e acreditação em dias melhores vividos.
    Para ti amigo Manel, um duplo parabéns... Em primeiro lugar por te teres lembrado de fazer este trabalho espectacular, servindo este também por ser uma merecida homenagem...
    Em segundo, pela qualidade da escrita! Estás no bom caminho :-)

    O amigo,

    Carlos Fangueiro

    ResponderEliminar
  31. Boas a todos os participantes.
    Tive o enorme orgulho de ver "crescer" um grupo de "miúdos" que tinha acabado de sair dos juniores para integrar o plantel sénior, já na distante época de 1995/96.
    Eram eles Marco Aleixo, Justiniano, Nené, Sérgio Carvalho, Bandim, Paulinho, Toni, Carlos Fangueiro, Vitor Fróis e, finalmente, o Zé António.
    De todos eles, só o Marco e o Justiniano começaram a época como titulares.
    Lentamente, quase todos eles começaram a integrar o onze regularmente acabando a época como titulares.
    Para mim foi um privilégio poder assistir durante a época a esta metamorfose, pois acabaram por, práticamente todos, ter uma carreira boa, alguns de relevo, considerava-os os novos"bebés" do Mar.
    O Zé, em especial, não era possível não gostar dele, tal a humildade e simplicidade.
    Tive de escrever no teu blog, Manel, e dedicar uns minutos da minha vida a pensar na história da vida do Zé, e como se tornou um exemplo para aqueles que se queixam de tudo e mais alguma coisa.
    Que dizer de quem teve de deixar uma carreira de sucessos até então, e aceitar a doença, olhos nos olhos e combatê-la ferozmente??
    Um grande abraço para ti, Zé.
    Para ti, Manel, gabo-te como leixonense que és e que demonstras com cada atitude como esta.
    Abraço.

    Rui Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Rui por teres vindo ao meu blog "perder" um tempinho

      Eliminar
  32. Alexandre Folha

    Manuel Oliveira, excelente iniciativa, trabalho fantástico sobre alguém que eu também tenho o privilégio de conhecer, essencialmente através do futebol e do clube que nos ajudou a todos, a crescer como homens e atletas, e que merece todo o reconhecimento por tudo o que fez naquela casa e não só. O Zé António sempre teve presente aquele espírito raçudo e de poder dar sempre mais em prol do grupo que caracterizavam muito o atleta leixonense, sei pelo pouco tempo em que privei com ele que fora do campo também era determinado e dedicado aos seus. A vida por vezes alteram de uma forma abrupta os nossos sonhos, as nossas convicções, a nossa dedicação para com aquilo e aqueles que amamos incondicionalmente. A luta do Zé é desigual como nunca outra foi, e através de iniciativas como esta e muitas outras podemos procurar estar ao lado dele na tentativa de minorizar por pouco que seja a sua grande batalha. Não vejo o Zé António já algum tempo, contudo não podia deixar de enviar-lhe um grande abraço e dar-lhe a maior força do mundo. Zé António GRANDE CAMPEÃO, GRANDE ABRAÇO, e a ti Manel uma vez mais muitos parabéns e um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre por teres "perdido" uns minutinhos no meu blog e pela simpatia.
      Obrigado

      Eliminar
  33. Era novo mas lembro-me perfeitamente da entrega dele em cada jogo, em cada lance! Era um senhor dentro e fora do campo !

    ResponderEliminar
  34. Zé António,será sempre o eterno capitão, um grande profissional, que tive o privilégio de ver tantas vezes jogar, um jogador que transportava consigo a mística do nosso clube, um grande homem com uma simplicidade enorme. Força Zé, neste jogo difícil da vida.

    ResponderEliminar
  35. Com orgulho digo que conheci e privei de perto com o Zé , no balneário e fora dele... o ZÉ e outros sempre souberam dar apoio aos mais novos , davam sempre moral , ajudavam á sua integração no grupo ,sempre com amizade. força no teu dia a dia , sei que não desistes abc e parabéns pela iniciativa

    ResponderEliminar