Meu Som

domingo, 15 de janeiro de 2012

Pedras Rubras 0- S.João Ver 4


 EQUIPA: Nando, Sol(cap.)(Teixeira)(45'),Oliveira, Coelho(Miranda)(86'), Mário, Silva, Madureira, P.Canas, David(Miguel)(70'), Pinto(P.Costa)(83'), Luís Pedro 

 Começo este jogo por dizer mais uma vez, e nunca é demais, que as minhas análises aos jogos não é para tentar denegrir ninguém, não é para mandar recados para ninguém, é simplesmente a minha opinião nua e crua com o agravante de poder errar-visto que não estou de fora a ver o jogo, mas sim a jogar-mas assumo esse risco(?).
 Em relação ao jogo, começo por dizer que começamos mal nas posições em campo. Isto porque, na minha opinião, o David jogando na esquerda ou na direita não rende-e assim perdemos um bom elemento no meio e não ganhamos um elemento noutra posição que ele actue. E jogando também com o P.Canas e Madureira no meio campo, ao lado um do outro, para mim também não é muito bom porque são 2 jogadores que gostam de atacar. E também jogando com o Pinto na frente de ataque também não ganhamos um jogador. Quero com isto dizer que com estas alterações e jogado com dois avançados contra uma equipa que sabíamos que tinha como sua grande arma a posse de bola, não foi a melhor solução.
 Começamos o jogo a tentar perceber como jogava o S.J.Ver, e de facto apercebe mo-nos que íamos ter um osso difícil de roer, pois mostrava que queria sempre ter o controle do jogo com bastante posse de bola. Raramente fazia futebol directo e tentava sempre jogar de pé para pé. Mas o que é certo é que conseguimos "encaixar" no tipo de jogo deles tentando também fazer o nosso. Mas logo aos 14', através de um pontapé de canto, um jogador da equipa visitante cabeceia sozinho e faz o 0-1. Não baixamos os braços e tentamos chegar ao golo, e tivemos 2 ou 3 ocasiões(creio que todas por L.Pedro) onde podíamos ter alcançado o empate. O nosso adversário ia tendo posse de bola mas nunca incomodando Nandinho. Chegamos ao intervalo a perder 0-1 e Jorge fez sair Sol e entrar Teixeira para o lado de L.Pedro, recuando  Pinto para médio esquerdo. Começamos a 2ª parte com Luís Pedro a poder fazer o empate e logo a seguir sofremos o 2º golo(50'), com uma falha de marcação onde o jogador adversário aparece completamente só e bate Nando. E aqui sim creio que "mataram" o jogo, porque uma equipa que pratica bom futebol apanhando-se a ganhar por 2 bolas é só fazer a gestão do jogo. E foi o que fizeram porque a partir daqui começamos a arriscar mais, correndo mais riscos em termos defensivos, o que origina que se possa sofrer mais golos. E acabamos por sofrer mais 2 golos(83') e (87'), um deles(o 3º) por P.Canas a tentar aliviar num canto, meteu a bola no saco.
 Em resumo um resultado que peca por excesso mas que a vitória do S.J.Ver se aceita porque são de facto uma boa equipa. Nós continuamos a ser uma equipa de "adaptados", com bastantes lacunas e que no nosso campeonato vamos fazendo umas coisas bonitas(porque também temos mérito), porque de facto a maior parte das equipas são fracas mas quando apanharmos equipas deste "calibre", como já tenho vindo a dizer à uns tempos aqui no blog, não temos muitas hipóteses de sucesso. Fizemos o nosso melhor mas só isso não chega !!!!
 Acabo como comecei, não é uma crítica, simplesmente a minha opinião que vale o que vale..........


14 comentários:

  1. Malta, desta vez fui e apesar de ter vindo embora antes de acabar, foi mau até ao fim!
    Boa equipa a do adversário mas nós somos uns gajos porreiros dentro do campo e não rosnámos a ninguém.
    Hace falta los cojones!!!!!
    Primeiras oportunidades de golo, eles marcam na primeira oportunidade, jogadores adaptados e uma equipa "simpatica" que não dá pau nos rapazes e eles sentem-se confiantes para jogar como querem e ainda ficam com tempo para impor a vontade deles aos árbitros.
    Bem, fica o desejo de que as coisas melhorem uma vez que estão identificados os aspectos menos positivos.
    abraços a todos
    Tucas

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de referir que aqui o Oliveira "Figurinha 27" esteve muito bem!
    Gostei!
    Menos 20Kg e ninguém o segurava que ele só ia querer andar a dar piques para cima e para baixo!!!!!!!
    Parabéns fidascola!!!!
    Foste dos melhores em campo!
    Faço-te 1 Like!
    Tucas

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a análise embora eu ache que a jogarmos contra 10, podíamos e devíamos ter feito melhor...as marcações não estavam a ser feitas da melhor maneira e o resultado excessivo está à vista...penso que também devíamos trabalhar mais como equipa. A falta aos treinos também se vai reflectindo na equipa porque dificilmente conseguimos fazer dois jogos seguidos com a mesma equipa e as rotinas de jogo não estão sincronizadas. Continuamos a ser uma equipa de adaptados e quando apanhamos uma equipa que gosta de ter a bolinha nos pés temos alguma dificuldade.
    Foi o jogo que corri mais...nem sempre da melhor maneira. De salientar que os erros cometidos na defesa são sempre os mais realçados...sempre será assim!
    Abraço e até quarta feira...a quem fôr!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.
    Começo por dizer que apenas assisti à 1ª parte do jogo pelo que a minha análise se limitará a este período.
    Penso que apesar de não termos feito um bom jogo na 1ª parte o resultado ao intervalo é injusto porque eles, para além do lance do golo de bola parada, não tiveram oportunidades, apenas posse de bola. Concordo plenamente com o Oliveira quando diz que o David faz falta no meio (mas compreendo que não seja fácil fazer uma equipa com tantos lesionados).
    A taça já passou agora é corrigir erros para irmos o mais longe possivel no campeonato.
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  5. Boas amigos deste blog, começo por dar os meus parabéns à equipa do S.J.Ver porque vai à final porque mereceu e realçar a nossa serenidade em relação a esta derrota se fosse noutros tempos ficavamos todos a discutir. Vou dar a minha opinião como tenho sempre feito mas não passa daí respeitando sempre mas sempre as escolhas e as ordens da equipa técnica e como este blog é saudavel e todos opinam sem querer atingir alguém ou atacar quem quer que seja esse é o meu entendimento sobre as opiniões que fazem neste blog.Sendo assim e conhecendo a nossa equipa já há quatro anos,corroboro com a opinião de que o David só poderá ser mais rentável a trinco e jogando noutro lugar é menos um,que o lateral direito desta equipa e para dar uma maior profundidae áquela ala só poderá ser o Silva, que o Canas para que se possa efectuar as transições ofensivas só poderá jogar atrás do ponta de lança nº10,isto é,com as caracteristicas que conheço dos jogadores esta equipa nunca poderá jogar com um 4-4-2 tem um jogador que na minha opinião poderá fazer bem este sistema tático o Teixeira mas para que a organização e as transições sejam feitas em bloco o 4-3-3 é o melhor que se adapta à nossa equipa sem dúvida alguma e considero o Teixeira dentro da equipa que idealizo o nosso ponta de lança, a organização fica mais compacta e sobe e desce melhor no terreno.Em relação ao jogo acabamos por acertar nas marcações e foi mais ou menos bem disputado com a particularidade de uma bola parada que fez a diferença no resultado. Na segunda parte depois de termos falhado um golo iminente, surgiu o golo deles, que muito cedo nos atirou abaixo animicamente, depois foi mais com o coração do que com a cabeça,erramos muitos passes,marcações,questão organizacional um caos, enfim, não conseguimos dar a volta por cima e temos que o admitir e tirar ilações sobre este jogo, não gosto de individualizar as prestações dos jogadores mas sinto que na segunda parte precisavamos de um Luis Pedro mais activo e com a sua normalidade de jogar e isso não aconteceu, trapalhão, sem discernimento e as coisas não estavam a sair e admito que não consegui ajudar a nossa equipa, mas o futebol é isto mesmo, dar a volta por cima e venha outro.Quero também salientar a falta daquele esquerdino(que já foi meu amigo) e que na minha opinião a nossa equipa se ressentiu, principalmente na ala esquerda.Tenho pena que sejam sempre os mesmos a dar as opiniões neste blog e porque é saudavel nós respeitarmos as opiniões de cada um,gostava que interviessem, como por exemplo o Sol,o David,o Fernando, o Pedro(extremo), o Silva, o Miguel, o próprio Madureira com maior assiduidade eu disse que gostava, não têm que o fazer, mas era bom para o grupo, penso eu.
    Vamos continuar a remar e com uma direção, gostava que fosse assim.Uma boa semana e fiquem bem...

    ResponderEliminar
  6. Esqueci-me de referir também que com o Mário e o David do lado esquerdo somos uma equipa que em termos atacantes fica "manca" porque tanto um como outro não têm caracteristicas de profundidade. Num futebol actual onde os grandes desequilíbrios vêm das laterais, não conseguimos surpreender o adversário com esta disposição de jogadores

    ResponderEliminar
  7. Após a brincadeira no Rechousa, tinha dito que nunca mais comentava qualquer jogo ou situação, de modo a evitar más interpretações. No entanto e mesmo correndo esse risco, e visto que estamos numa “onda construtiva”, vou fazer a minha apreciação global, esperando que todos entendam como uma mero contributo para o sucesso de uma equipa, na qual apenas comecei a participar este ano, mas cujo bom ambiente e o espírito de camaradagem e convívio me tem conquistado.
    Assim e desde logo, há que referir que perdermos contra uma boa equipa – a melhor que defrontamos este ano – num jogo onde tudo correu bem à equipa adversária e nada nos correu bem. Na verdade, nós (jogadores) entramos mal no jogo, demonstrando muita ansiedade e receio da equipa adversária, o que não pode acontecer numa equipa de veteranos, onde a experiência deveria ser a arma mais forte. Porém e numa altura em que começamos a equilibrar o jogo, sofremos um golo de bola parada, onde apenas nos podemos queixar dos nossos pais, pois não nos puxaram as orelhas de forma a crescermos mais um bocadinho. Nesse ponto, considero que temos uma grande debilidade, pois somos uma equipa com uma média de altura muito baixa, sendo da opinião que deveríamos contratar dois jogadores com mais de 2m de altura. Seguindo na minha apreciação, considero que após o golo não nos desequilibramos e fizemos um jogo razoável até ao final da primeira parte. No 2.º tempo entramos bem, falhamos um golo e quase de seguida sofremos o 2-0, que matou o jogo. A partir daí e mesmo com mais um jogador não fomos mais uma equipa, tendo jogado com coração e sem razão, sofrendo mais 2 golos.
    Quanto ao posicionamento táctico da equipa, apesar de não me caber a mim essa tarefa, também sou da opinião que jogamos melhor no esquema inicialmente desenhado pelo nosso treinador, ou seja o 4-2-3-1, pois as características dos nossos jogadores coadunam-se mais com esse posicionamento táctico, uma vez que temos laterais bastante ofensivos e com 2 trincos ou 2 médios mais defensivos ficamos melhor estruturados e equilibrados, permitindo-nos ganhar mais profundidade e jogar pelas alas. Quanto ao célebre discurso dos adaptados, acho que o mesmo já não faz muito sentido, pois que já estamos a meio da época, sendo que é normal em qualquer equipa, haver jogadores que têm de jogar noutras posições em virtude de lesões ou castigos. A esse propósito e apesar de não gostar de fazer apreciações individuais, vou fazê-lo porque tal assunto foi aflorado e diz-me respeito. Na verdade, sou da opinião (penso que será unânime) que o David é um excelente trinco (além de um excelente companheiro) e que jogando nas alas a equipa perde um bom trinco e um ala (é mais ou menos a questão do HULK no FCP – quando joga no meio perde-se um grande extremo e não se ganha um bom ponta de lança). Porém, tal facto não significa que a equipa tenha perdido consistência defensiva no último jogo. Com efeito, penso que quer eu quer o Paulo Canas somos jogadores que defendem muito, sendo que o facto de gostarmos de atacar e de ter a bola nos pés não invalida que defendamos e que corramos atrás dos adversários. Isto é e dito de outro modo, o facto de um jogador gostar de atacar e ter a bola nos pés não implica necessariamente que não defenda ou que seja mau a defender. Acresce que entendo que não devemos estar sempre com um “terceiro central” em permanência, pois sempre que isso acontece perdemos o controlo do meio campo. É a célebre parábola do cobertor que quando tapa a cabeça descobre os pés e quando cobre os pés destapa a cabeça. Por isso, entendo que temos de ser mais dinâmicos quer no meio campo quer na defesa, pois se formos estáticos corremos sempre esse risco (CONT).

    ResponderEliminar
  8. (CONT)Voltando ao último jogo, penso que houve uma situação na equipa adversária que não nos conseguimos adaptar. É que eles jogavam muito bem com a bola nos pés, sendo bastante rápidos nas transições ofensivas, adoptando um sistema de 4-3-3 muito dinâmico e flexível, com excepção de um jogador, que era o trinco que marcou o 1.º golo. Esse jogador, para além de alto, raçudo e de dar bastante porrada, sabia jogar, sendo que organizou quase sempre o jogo deles, fazendo-o sozinho, e aí tivemos uma grande pecha. No entanto, o referido trinco tinha um defeito que era ser um pouco lento, pelo que deveria ser mais pressionado o que não aconteceu, permitindo-lhe assim organizar o jogo deles, o que o fez quase sempre bem. Aí penso que houve uma certa inadaptação da nossa equipa ao 4-4-2, pois que se um dos 2 médios centro saía para pressionar esse jogador, o outro ficava com 2, e consequentemente em inferioridade numérica. Para combater isso teríamos que ser mais dinâmicos e teria que haver uma pressão diferente não só dos avançados mas também de toda a equipa, mais em bloco, mas é algo que apenas se adquire com treino.
    Finalmente, e já me afastando da análise ao jogo, entendo que é de salutar esta análise e discussão técnico-táctica da nossa equipa, sempre sem extravasarmos as nossas funções dentro da própria equipa (jogador joga, treinador treina, dirigente dirige), de modo a que possamos reflectir sobre o que está bem e o que está mal, tentando corrigir os aspectos menos positivos e aperfeiçoar os que estão “mais ou menos”, nunca esquecendo que a equipa adversária também joga e a de Sábado jogou e joga muito, tendo tido a sorte do jogo, o que diga-se também fez para a merecer.
    Abraço a todos, bons treinos e vemo-nos na 4.ª feira.
    PS era tão bom um treino na relva, o pelado dá cabo das articulações daqueles que têm mais de 35 anos. Refira-se ainda que este texto ainda não foi escrito conforme o novo acordo ortográfico, pois não sei o seu teor e que apenas coloquei esta última parte para que o meu comentário ficasse ainda mais extenso do que os do Luís Pedro, mesmo sem fazer considerações sobre o alegado ex-amigo dele de nome Esteves. Ehehehe.

    pedro m (como na casa dos segredos)

    ResponderEliminar
  9. Fazei como o FCP e apostai no campeonato!

    ResponderEliminar
  10. O S. João de Ver foi melhor equipa e mereceu claramente ganhar o jogo e passar a eliminatória, o que não significa que sejam melhores do que nós.
    Acho que foram já feitas bastantes análises ao jogo, e por isso eu vou apenas salientar o que me parece mais importante, não tanto relativamente a este jogo em concreto, mas até mais relativamente ao que ainda falta.
    Também acho, como disse o Tucas, que temos de ter mais raça, e ser mais duros, até porque julgo que dessa forma se conseguem manter níveis de entrega e concentração elevados (isto sem necessidade de agredir ou insultar).
    Também acho que o sistema de 4-3-3 é o que se adapta melhor a nós, porque ficamos uma equipa mais coesa e com os jogadores mais próximos, o que facilita a troca de bola, e a progressão com vários jogadores.
    Não acho, ao contrário do que diz o Luís, que seja a melhor solução para bico-de-lança, até porque nunca foi o lugar onde fui jogando (enganando…), mas estou naturalmente disponível para fazer esse lugar, ou qualquer outro.
    Acho que este jogo, apesar da pesada derrota, foi importante para que se percebamos que temos muito que melhorar!
    Um Abraço!
    Pedro Teixeira

    ResponderEliminar
  11. Acho que já foi tudo dito embora na minha maneira de ver acho que nos faltou agressividade dentro das leis do jogo , aproveitando o adversário para jogar á vontade na maior parte do jogo, embora a nossa equipa em certos momentos circulou bem a bola.
    A meu ver também não tivemos aquela pontinha de sorte , tendo a equipa visitante marcado em momentos cruciais ficando para mim um ponto de interrogação achando eu que tinhamos a obrigação de fazer mais alguma coisa, realçando o grande valor deles.
    Em relação ás várias análises ao sistema de jogo,concordo que o david é bastante util no meio porque impõe agressividade e contagia os colegas de equipa com essa entrega ao jogo a qual eu gosto particularmente .
    Acima de tudo quero realçar o grande ambiente dentro do grupo em que em épocas anteriores já estava em grande discussão por este resultado negativo.
    Ontem fui jantar com luis pedro e fiz as pazes , embora ele não tivesse aqui referido. (CONTINUA UM FRAQUINHO, FOI O PIOR AQUECIMENTO QUE EU VI NA MINHA VIDA DE DESPORTISTA ).

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida que deste jogo, julgo eu, já todos estavamos a espera, pena é que tenha sido num jogo a eliminar, mas concerteza que serviu para no futuro procurarmos corrigir o que não esteve bem, de facto faltou de tudo um pouco, mas de certeza que todos, sem excepção, sabemos onde estivemos menos bem e os treinadores saberão o que corrigir e evitar no futuro.
    Realço o que já foi dito, quando comparamos as reacções a esta derrota com situações idênticas do campeonato passado, sem dúvida que este ano nota-se mais o espirito de grupo.Não á que apontar o dedo a ninguém, a derrota é de todos.
    A confirmar o que digo, a presença massiva ;))) da claque de apoio, composta maioritariamente por jogadores no estaleiro, um grande abraço para eles e rapidas recuperações.
    De resto, vamos para a frente que para a frente é que é o caminho.
    Boa semana e até 4ª (se puder)
    Pinto

    ResponderEliminar
  13. Esteves depois sou eu que digo mal ! Malta cheguei, para dizer mal e....menos mal, ahahah
    A nossa equipa nao pode ter ilusoes a melhor, ja muito fazem com tao poucos atletas, sim nao me enganei e disse jogadores, ahaha, um abraço a todos e divirtam-se, afinal com um mister assim nao podem ir mais longe, abraço malta CALI

    ResponderEliminar
  14. Boa noite,acho que já tudo foi dito em relação ao jogo,mas acho que a sorte não esteve no nosso lado,entramos mal no jogo , mas depois conseguimos corrigir e começamos a ter mais posse de bola e tivemos algumas oportunidades para marcar, mas o Luís pedro não estava inspirado. Eu ainda estava com fé que ele marcasse um golo,mas difinitivamente não era dia dele, não vamos esquecer que já nos ajudou noutros jogos em que nos deu a vitória várias vezes.Acho que agora é levantar a cabeça porque temos um plantel unido e bom e com grande camaradagem,vamos pensar no campeonato porque ainda vamos a tempo de fazer coisas boas,há que ter confiança e força amigos que lá chegaremos.Em relação ao s.joão de ver, para mim é uma boa equipa e certamente que ganhará a taça,mas não esqueceremos esta derrota vamos ter a possibilidade de nos redimir na fase final e aí de certeza que estaremos muito melhores e venceremos esta equipa.um abraço a todos e até quarta feira.

    ResponderEliminar